- Área Protegida
- Quinta de Pentieiros
- Alojamento
- Informações
-
Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos
-
Informações
-
Notícias
- Serviço Educativo 2025/2026
Serviço Educativo 2025/2026
Para o próximo ano letivo serão várias as propostas apresentadas pelo Serviço Área Protegida que procuram, em grande medida, complementar e diversificar as ações de (in)formação e de educação para o Ambiente e o Mundo Rural, desenvolvidas no contexto escolar.
No ano letivo em que serão iniciadas as comemorações dos 25 anos da classificação da Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos, criada a 11 de dezembro de 2000, e 20 anos de Serviço Educativo, o ‘Programa de Apoio às Áreas Projeto’ será substituído, quase na totalidade, pela possibilidade de todas as crianças e jovens da comunidade educativa, dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, do ensino profissional e do ensino superior, poderem visitar a Área Protegida e a Quinta Pedagógica de Pentieiros, para conhecer os seus valores e trabalhar vários temas relacionados com a natureza, o mundo rural e a sustentabilidade.
Para o ano letivo 2025/2026 os temas propostos são:
- 25 anos ao Serviço da Natureza
- Ciência Divertida
- Hipoterapia
- Mundo Rural
As instituições de ensino do concelho poderão, ainda, no âmbito do Programa de Apoio aos Projetos Escolares, apresentar propostas de projetos que pretendam ver desenvolvidos com o apoio do Serviço Área Protegida.
Destaque ainda para o Programa de Apoio ao 'Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima'. Das propostas apresentadas pelas instituições, serão selecionados 11 jardins/turmas, que serão automaticamente integradas no Serviço Educativo da Área Protegida, beneficiando do apoio necessário à implementação do projeto, integrado no Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.
Para mais informação, consulte o documento integral do Serviço Educativo 2025/2026.
Inscrições: 01 a 30 de junho de 2025