- Área Protegida
- Quinta de Pentieiros
- Alojamento
- Informações
-
Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos
-
Área Protegida
- Prémios e Menções
Prémios e Menções
-
Prémio Nacional da Paisagem 2018
De acordo com a informação disponibilizada no site oficial do Prémio, O Prémio Nacional da Paisagem, criado no âmbito das ações de implementação da Convenção Europeia da Paisagem, detém como objetivos:
- Reconhecer a implementação de uma política da paisagem ou de medidas implementadas pelas autoridades locais ou regionais ou pelas suas associações ou agrupamentos, ou contribuições especialmente importantes de organizações não-governamentais, para a proteção sustentável, a gestão e ou o ordenamento das paisagens;
- Incrementar a sensibilização da sociedade civil para a importância das paisagens, quer enquanto fator de identidade e valor fundamental do quadro de vida das populações, quer enquanto fator potencial de desenvolvimento, e para as importantes funções culturais, ecológicas, ambientais e sociais desempenhadas pela paisagem;
- Preparar a candidatura nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.
Segundo o texto publicado na mesma fonte, “A Senhora Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza atribuiu, sob proposta do Júri, o Prémio Nacional da Paisagem 2018 à candidatura Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (Região Autónoma dos Açores) ”, bem como três menções especiais, sendo que uma delas corresponde à candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima no âmbito do projeto desenvolvido na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.
Para o Júri do Prémio, o Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, destaca-se pelo envolvimento coletivo nas iniciativas de conservação da natureza, pelo contributo para o reforço da coesão social daquele território e para o desenvolvimento rural com base na valorização da paisagem e cultura rural minhotas.
A 2ª edição do Prémio Nacional da Paisagem registou 27 candidaturas, submetidas até 30 de novembro de 2018, com grande envolvimento dos municípios que correspondem a 70% do total de candidaturas apresentadas.
- Publicação, desenvolvida pela Direção-Geral do Território, com vista à divulgação dos projetos candidatados ao Prémio Nacional da Paisagem 2018
Link para notícia: https://lagoas.cm-pontedelima.pt/pages/972?news_id=5887
-
Prémio Novo Norte Sustentável 2010
A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos foi distinguida com o Norte Sustentável, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), gestora do Programa Operacional Regional do Norte e o Jornal de Notícias, entidades que lançaram o projeto dos "Prémios de Boas Práticas de Desenvolvimento Regional", sob a marca "Prémios Novo NORTE".
"Distinguir o Norte e Premiar a Inovação" é o lema deste evento, que visa premiar iniciativas de empresas ou instituições localizadas na região Norte. Dividido em categorias: Norte Empreendedor, Norte Inclusivo, Norte Civitas, Norte Sustentável, Norte Criativo e Norte Inovador, este prémio pretende distinguir e valorizar pública e regularmente as iniciativas de desenvolvimento regional mais inovadoras em temas prioritários para a região Norte.
A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, foi a grande vencedora na categoria "Norte Sustentável", com um projeto que tem vindo a demonstrar grande dinâmica, atuando na conservação e preservação da natureza, bem como numa oferta múltipla de produtos, nomeadamente a interpretação ambiental, o alojamento, a restauração e a animação turística. Distribuído por dois polos - Centro de Interpretação Ambiental e Quinta de Pentieiros, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, inova pela forma como conjuga a componente ambiental, lúdica, pedagógica e turística, atendendo à circunscrição geográfica do projeto.
A aposta do Município centra-se na conservação e preservação dos seus valores naturais, sendo hoje um importante recurso de desenvolvimento social e económico.
O Júri distingue esta paisagem protegida pela sua dimensão ambiental, pela da intervenção, expressão regional e potencial de replicação a outros territórios.
-
https://www.facebook.com/lagoas.bertiandos.arcos
facebook
-
https://www.instagram.com/areaprotegidadaslagoas/
instagram
-
http://twitter.com/mun_pontedelima
twitter
-
http://www.youtube.com/user/municipiopontedelima
youtube
-
http://www.linkedin.com/company/munic-pio-de-ponte-de-lima
linkedin
-
https://plus.google.com/113709314133621501876/posts
google +