Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Prémios e Menções

  • premio_paisagem_2018     Prémio Nacional da Paisagem 2018

    De acordo com a informação disponibilizada no site oficial do Prémio, O Prémio Nacional da Paisagem, criado no âmbito das ações de implementação da Convenção Europeia da Paisagem, detém como objetivos:

    1. Reconhecer a implementação de uma política da paisagem ou de medidas implementadas pelas autoridades locais ou regionais ou pelas suas associações ou agrupamentos, ou contribuições especialmente importantes de organizações não-governamentais, para a proteção sustentável, a gestão e ou o ordenamento das paisagens;
    2. Incrementar a sensibilização da sociedade civil para a importância das paisagens, quer enquanto fator de identidade e valor fundamental do quadro de vida das populações, quer enquanto fator potencial de desenvolvimento, e para as importantes funções culturais, ecológicas, ambientais e sociais desempenhadas pela paisagem;
    3. Preparar a candidatura nacional ao Prémio da Paisagem do Conselho da Europa.

    Segundo o texto publicado na mesma fonte, “A Senhora Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza atribuiu, sob proposta do Júri, o Prémio Nacional da Paisagem 2018 à candidatura Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico (Região Autónoma dos Açores) ”, bem como três menções especiais, sendo que uma delas corresponde à candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Ponte de Lima no âmbito do projeto desenvolvido na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

    Para o Júri do Prémio, o Projeto de Conservação e Valorização do Património Natural das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, destaca-se pelo envolvimento coletivo nas iniciativas de conservação da natureza, pelo contributo para o reforço da coesão social daquele território e para o desenvolvimento rural com base na valorização da paisagem e cultura rural minhotas.

    A 2ª edição do Prémio Nacional da Paisagem registou 27 candidaturas, submetidas até 30 de novembro de 2018, com grande envolvimento dos municípios que correspondem a 70% do total de candidaturas apresentadas.

    • Publicação, desenvolvida pela Direção-Geral do Território, com vista à divulgação dos projetos candidatados ao Prémio Nacional da Paisagem 2018

    Link para notícia: https://lagoas.cm-pontedelima.pt/pages/972?news_id=5887

  • Norte_Sustentável     Prémio Novo Norte Sustentável 2010

    A Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos foi distinguida com o Norte Sustentável, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), gestora do Programa Operacional Regional do Norte e o Jornal de Notícias, entidades que lançaram o projeto dos "Prémios de Boas Práticas de Desenvolvimento Regional", sob a marca "Prémios Novo NORTE".

    "Distinguir o Norte e Premiar a Inovação" é o lema deste evento, que visa premiar iniciativas de empresas ou instituições localizadas na região Norte. Dividido em categorias: Norte Empreendedor, Norte Inclusivo, Norte Civitas, Norte Sustentável, Norte Criativo e Norte Inovador, este prémio pretende distinguir e valorizar pública e regularmente as iniciativas de desenvolvimento regional mais inovadoras em temas prioritários para a região Norte.

    A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, foi a grande vencedora na categoria "Norte Sustentável", com um projeto que tem vindo a demonstrar grande dinâmica, atuando na conservação e preservação da natureza, bem como numa oferta múltipla de produtos, nomeadamente a interpretação ambiental, o alojamento, a restauração e a animação turística. Distribuído por dois polos - Centro de Interpretação Ambiental e Quinta de Pentieiros, a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, inova pela forma como conjuga a componente ambiental, lúdica, pedagógica e turística, atendendo à circunscrição geográfica do projeto.

    A aposta do Município centra-se na conservação e preservação dos seus valores naturais, sendo hoje um importante recurso de desenvolvimento social e económico.

    O Júri distingue esta paisagem protegida pela sua dimensão ambiental, pela da intervenção, expressão regional e potencial de replicação a outros territórios.

  • premio_2023     Prémio Especial 'Guardião da Biodiversidade Doméstica' 2023

    “A SPREGA (Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais) e a revista VIDA RURAL, juntaram-se para atribuir o Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica, um galardão que pretende reconhecer e distinguir atividades de conservação, utilização e promoção dos recursos genéticos animais para alimentação e agricultura, em geral, e raças autóctones e seus produtos, em particular”.

    O vencedor do prémio, integrado nos Prémios VIDA RURAL, foi escolhido por votação direta dos leitores da VIDA RURAL que puderam escolher um de três nomeados: Quinta Pedagógica dos Olivais; Parque Biológico da Serra da Lousã e Quinta Pedagógica de Pentieiros.

    A Quinta Pedagógica de Pentieiros foi a grande vencedora e o Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica foi entregue ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, no decorrer do AGROIN – Congresso Anual de Agronegócios, que teve lugar ontem no Auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

    A Quinta Pedagógica de Pentieiros resultou da recuperação, valorização e dinamização turístico/pedagógica da área de produção da Quinta de Pentieiros, exploração agropecuária adquirida pelo Município de Ponte de Lima no âmbito do projeto de valorização da Área de Paisagem Protegida Regional das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos.

    A Quinta Pedagógica procura mostrar ao público menos familiarizado, especialmente aos mais jovens, o dia a dia da vida rural, assim como as principais raças e culturas da região. Dispõe de um conjunto de espaços e de equipamentos direcionados para responder às necessidades impostas pelo desenvolvimento das várias atividades de (in)formação e sensibilização para o ambiente e para o mundo rural e, obviamente, para garantir as condições de abrigo, alimentação, maneio e sanidade animal que se impõem.

    Os equipamentos e a diversidade de raças de animais e de aves autóctones existentes, têm permitido o desenvolvimento de inúmeras atividades pedagógicas e de sensibilização orientadas para: i) provocar um sentimento de bem-estar nos participantes em atividades/visitantes, nomeadamente aqueles que se deslocaram das cidades, por razões que se prendem com a criação de uma maior sensibilidade para com o espaço rural; ii) promover um maior respeito pelo mundo animal em geral; e iii) para divulgar e sensibilizar para a preservação das principais raças autóctones da região, um importante património genético que urge preservar e valorizar.

    A ação do Município de Ponte de Lima na conservação e valorização das raças autóctones e dos seus produtos não se esgota na Quinta Pedagógica de Pentieiros. O património de valor inestimável que estas raças representam, atendendo a critérios de ordem socioeconómica associados a motivações de natureza produtiva, científica e cultural e a questões ambientais, bem como o seu decisivo papel na construção e configuração das paisagens rurais e, por conseguinte, a íntima ligação às populações rurais, têm motivado o Município de Ponte de Lima, ao longo dos últimos anos, a implementar e manter um conjunto de projetos/iniciativas das quais se destacam: i) o mercado de gado da feira quinzenal e feiras temáticas; ii) o Mercado 100% Agrolimiano; iii) o sistema de incentivos à produtividade/defesa dos territórios de montanha; iii) o regulamento municipal de incentivo à produção pecuária em Ponte de Lima; iv) o estabelecimento de protocolos e outras formas de colaboração com as associações de criadores de várias raças autóctones; e v) o apoio na edição de várias publicações, inclusive de cariz científico, sobre as raças autóctones.

    Para mais informações sobre as raças autóctones presentes na Quinta Pedagógica de Pentieiros, aceda a https://lagoas.cm-pontedelima.pt/pages/1692