14 de março | MERLIN CS12Lima Regional Scalability Plan - Workshop para Stakeholders

12 Março 2024

O Projeto MERLIN, financiado pela União Europeia, pretende gerar contributos para que seja possível operar uma mudança sistémica da sociedade, no sentido de ser garantida a prosperidade económica, o bem-estar humano e a paz social. Neste contexto, o restauro ecológico de ecossistemas com soluções baseadas na natureza, utilizadas para transformar problemas ambientais em oportunidades, é encarado como uma chave para essa mudança, na qual os ecossistemas húmidos de água doce têm um papel central.

O Município de Ponte de Lima, convidado a participar neste projeto, ao abrigo da candidatura ao Programa Europeu HORIZON 2020, tem como parceiro científico o Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa. Tem sido desenvolvido um importante trabalho de monitorização e restauro na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, no seguimento da intervenção realizada ao abrigo do Projeto LIFE FLUVIAL, um dos 17 casos de estudo selecionados, distribuídos por 14 países da Europa.

O projeto, que teve início a 01 de outubro de 2021, pretende agora replicar as boas práticas e as medidas implementadas nas áreas de intervenção, ao abrigo da candidatura, numa área de maiores dimensões, à escala regional, e num período alargado no tempo (2025-2050). O Município de Ponte de Lima foi desafiado, pelos coordenadores do projeto, a desenvolver um Plano de Escalabilidade Regional (Regional Scalability Plan - RSP). Este Plano, que vai também de encontro à recém-aprovada ‘Lei do Restauro da Natureza’, pretende ser um guia de trabalho capaz de ajudar todos os intervenientes, diretos e indiretos, a perceberem o projeto, a assumirem as suas responsabilidades e a tomarem consciência da importância das ações planeadas, para a sua correta execução.

Neste sentido, será realizado, no próximo dia 14 de março, Dia Internacional de Ação pelos Rios, um Workshop, destinado aos stakeholders do projeto, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental da Área Protegida das Lagoas, onde será apresentada a proposta do Município para o Plano Regional de Escalabilidade. O contributo dos stakeholders, como parte integrante do Caso de Estudo CS 12 Lima será fundamental, para a definição das linhas orientadoras que levarão ao plano final de implementação.