Dia Mundial das Zonas Húmidas – Área de Paisagem Protegida – Comemorações

02 Fevereiro 2024

O Serviço da Área Protegida do Município de Ponte de Lima, com a colaboração da Junta de Freguesia da Facha, dos Baldios da Facha, do Centro Educativo da Facha e dos Sapadores Florestais da Associação Florestal do Lima, assinalou esta sexta-feira, 2 de fevereiro o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

Considerada como Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, desde 2005, a Área de Paisagem Protegida comemorou esta efeméride através de um conjunto de atividades que contaram com a presença de cerca de 200 alunos dos Centros Educativos da Facha e das Lagoas.

A iniciativa com enquadramento no projeto "Ponte de Lima: Pulmão do Alto Minho" focou-se na beneficiação e plantação de duas parcelas de terreno integrado, na freguesia da Facha, e onde se plantaram espécies folhosas autóctones, nomeadamente, carvalhos, bétulas, bordos, azevinhos, medronheiros, azinheiras, sobreiros e freixos.

Durante a tarde, a ação concentrou-se na principal linha de água da Área Protegida, o rio Estorãos, onde realizaram uma ação de restauro da margem, no sentido de Renaturalizar a galeria ripícola, criando uma sebe natural com estacaria de salgueiro.

Os trabalhos foram acompanhados pelo Vereador do Ambiente e Espaços Verdes e das Florestas do Município de Ponte de Lima, Eng.º Gonçalo Rodrigues, que destacou a importância de assinalar esta data com várias ações que visam "sensibilizar para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas".

dia_mundial_das_zonas_humidas_1
dia_mundial_das_zonas_humidas_2