Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Ação de Sensibilização para a Reciclagem na Junta de Freguesia de Arca e Ponte de Lima e na Junta de Freguesia da Ribeira

22 Dezembro 2023

O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Resulima, entidade gestora dos resíduos do Vale do Lima e Baixo Cávado, realizou no dia 17 de novembro mais uma ação de sensibilização para a reciclagem na Junta de Freguesia de Arca e Ponte de Lima e na Junta de Freguesia da Ribeira, nas quais foram entregues, respetivamente, 66 e 38 conjuntos de Ecobags de 30L do sistema trifluxo (verde, azul e amarelo), para a prática de reciclagem doméstica. Esta ação serviu ainda para esclarecer dúvidas sobre a recolha e transformação de resíduos em novos produtos.

Promover, consciencializar sobre a importância da reciclagem e, incentivar a participação ativa da comunidade é imperativo nos dias de hoje. Anualmente, a Resulima, recolhe 131.010 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos que são depositados em aterro, uma aterradora diferença em relação ao número de Resíduos de Recolha Seletiva, onde, anualmente, a Resulima, recolhe apenas 10.236 toneladas. Em Ponte de Lima, no ano de 2022, foram encaminhados para aterro cerca de 13 000 toneladas de resíduos, um número muito abaixo comparativamente aos resíduos encaminhados para reciclagem que rondam as 2500 toneladas de resíduos provenientes de recolha seletiva (Vidro, Papel/Cartão/ Embalagens/Metal).

Sabendo que, em média, 70% do nosso lixo pode ser reciclado e quase 50,5% do total são resíduos urbanos biodegradáveis, é imprescindível que, todos nós tomemos hábitos mais sustentáveis.

Foi, esclarecido que, para além de reciclar papel/cartão, plástico/metal e vidro, também a roupa velha, estragada ou rasgada pode ser valorizada. Em Ponte de Lima existem 3 contentores (Repsol em Arcozelo, M. Cunha Cash & Carry na Feitosa e Cruz Vermelha na Rua de Paredes, em Navió e Vitorino de Piães) da empresa portuguesa Ultriplo, que trabalha na valorização têxtil. Esta empresa, recolhe e faz a triagem do que ali é colocado. O que não estiver em condições de ser reutilizado, segue para reciclagem.

É certo que muito do que se deposita nestes contentores são roupas em condições de serem reutilizadas, e que, por isso, podem ser doadas, mas também há as que não apresentam essa possibilidade. Nestes casos, depois da triagem, estas peças de roupa podem ser recicladas. O que outrora foi uma peça de vestuário pode ganhar nova vida como acolchoamento, isolamento térmico e acústico e, até mesmo, pavimentação de estrada ou pisos.

Existem também outros locais, onde podemos colocar roupas que já não sejam úteis, como Lojas Sociais, Conferência S. Vicente Paulo e os contentores, espalhados pelas várias freguesias do Projeto Esperança.

Existem outros resíduos que podem ser encaminhados para valorização, como: óleos alimentares, cápsulas de café, escovas de dentes, canetas, livros e cadernos, rolhas de cortiça, resíduos elétricos e eletrónicos, medicamentos, cartões bancários, entre outros.

Com o objetivo de otimizar o Serviço de Gestão e Recolha de Resíduos Urbanos em todo o concelho, o Município de Ponte de Lima procedeu à aquisição de duas viaturas de recolha de RSU, está a implementar um projeto piloto de recolha de Bioresíduos, estabeleceu uma cooperação com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no âmbito do projeto Quartel Eletrão, com entrega de Resíduos Elétricos e Eletrónicos no quartel e, criou a Linha SOS Resíduos de forma a clarificar possíveis dúvidas e ajudar com pedidos de recolha de monstros e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

acao_sensibilizacao_reciclagem_arca_ponte_de_lima_ribeira
acao_sensibilizacao_reciclagem_arca_ponte_de_lima_ribeira_2