Ação de Sensibilização para a Reciclagem na Freguesia Bárrio e Cepões e na Freguesia de Refoios do Lima

21 Dezembro 2023

Terminou no dia 20 de novembro de 2023 a Campanha de Sensibilização para a Reciclagem da Resulima, entidade gestora dos resíduos do Alto Minho, em colaboração com o Município de Ponte de Lima.

Com esta campanha foram entregues, gratuitamente, a 1000 agregados familiares que habitam nas 39 freguesias do concelho de Ponte de Lima conjuntos de Ecobags de 30L do sistema trifluxo.

As últimas sessões foram dinamizadas na Freguesia de Refoios do Lima, na União de Freguesias de Bárrio e Cepões e na União de Freguesias de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, onde foram entregues respetivamente 40, 22 e 15 conjuntos de Ecobags.

Esta campanha teve como principal objetivo incentivar a população para a prática da separação de resíduos e sensibilizar para a sua importância, de forma a aumentar a quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para valorização, diminuindo a porção de resíduos urbanos a depositar em aterro.

As famílias que aderiram a esta campanha, podem agora triar e depositar os seus resíduos no seu próprio ecoponto, contribuindo para a melhoria da higiene pública do concelho, assim como para a sustentabilidade ambiental.

Tendo em conta que a área da sustentabilidade é uma das suas prioridades, o Município de Ponte de Lima, apela à colocação de resíduos nos respetivos ecopontos, uma vez que a reciclagem, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratado e eliminado, contribui significativamente para a redução e extração de matérias–primas necessárias à produção de novos bens de consumo, gera poupança de água e energia e reduz a deposição inadequada do lixo no espaço público.

Aliando esta campanha e, no sentido de promoção de um concelho mais limpo e sustentável, foi divulgado a todos os habitantes que marcaram presença nas sessões dinamizadas, a Linha SOS Resíduos que tem como objetivo principal clarificar possíveis dúvidas e ajudar com pedidos de recolha de monstros bem como resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

No sentido de otimizar o Serviço de Gestão e Recolha de Resíduos Urbanos em todo o concelho, o Município de Ponte de Lima adquiriu duas viaturas para recolha de Resíduos Sólidos Urbanos, está a implementar um projeto piloto de recolha de Bioresíduos em estabelecimentos de hotelaria e restauração assim como cantinas escolares e IPSS, estabeleceu um protocolo com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no seguimento do projeto Quartel Eletrão, com entrega de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos no quartel.

Foi informado que a roupa velha, estragada ou rasgada pode ser valorizada. Em Ponte de Lima existem 3 contentores (Repsol em Arcozelo, M. Cunha Cash & Carry na Feitosa e Cruz Vermelha na Rua de Paredes, em Navió e Vitorino de Piães) da empresa portuguesa Ultriplo, que trabalha na valorização têxtil. Esta empresa nacional recolhe e faz a triagem do que ali é colocado. O que não estiver em condições de ser reutilizado, segue para reciclagem.

Existem também outros locais, onde podem colocar roupas que já não sejam úteis, como Lojas Sociais, Conferência S. Vicente Paulo e os contentores, espalhados pelas várias freguesias do Projeto Esperança.

Existem outros resíduos que podem ser encaminhados para valorização, como: óleos alimentares, cápsulas de café, escovas de dentes, canetas, rolhas de cortiça, resíduos elétricos e eletrónicos, medicamentos, seringas, cartões bancários, entre outros.

Tem dúvidas sobre pontos de deposição de resíduos? Contacte a Linha SOS Resíduos: 963 518 770 (chamada para a rede móvel nacional).

acao_sensibilizacao_reciclagem_barrio_e_cepoes
acao_sensibilizacao_reciclagem_refoios