Ação de Sensibilização para a Reciclagem na Freguesia de Rebordões Souto e na Freguesia de Rebordões Santa Maria

19 Dezembro 2023

O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Resulima, entidade gestora dos resíduos do Vale do Lima e Baixo Cávado, realizou no dia 16 de novembro de 2023 mais uma ação de sensibilização para a reciclagem na Freguesia de Rebordões Souto e na Freguesia de Rebordões Santa Maria, na qual foram entregues, respetivamente, 25 e 24 conjuntos de Ecobags de 30L do sistema trifluxo (verde, azul e amarelo), para a prática de reciclagem doméstica. Esta ação serviu ainda para esclarecer dúvidas sobre a recolha e transformação de resíduos em novos produtos.

Promover, sensibilizar sobre a importância da reciclagem e, incentivar a participação ativa da comunidade é imperativo nos dias de hoje. Sabendo que, em média, 70% do nosso lixo pode ser reciclado e quase 50,5% do total são resíduos urbanos biodegradáveis, é imprescindível que, todos nós tomemos hábitos mais sustentáveis.

Foi possível esclarecer que, para além de reciclar papel/cartão, plástico/metal e vidro, também a roupa velha, estragada ou rasgada pode ser valorizada. Em Ponte de Lima existem 3 contentores (Repsol em Arcozelo, M. Cunha Cash & Carry na Feitosa e Cruz Vermelha na Rua de Paredes, em Navió e Vitorino de Piães) da empresa portuguesa Ultriplo, que trabalha na valorização têxtil. Esta empresa, recolhe e faz a triagem do que ali é colocado. O que não estiver em condições de ser reutilizado, segue para reciclagem.

Existem também outros locais, onde podemos colocar roupas que já não sejam úteis, como Lojas Sociais, Conferência S. Vicente Paulo e os contentores, espalhados pelas várias freguesias do Projeto Esperança.

Existem outros resíduos que podem ser encaminhados para valorização, como: óleos alimentares, cápsulas de café, escovas de dentes, canetas, livros e cadernos, rolhas de cortiça, resíduos elétricos e eletrónicos, medicamentos, cartões bancários, entre outros.

No sentido de otimizar o Serviço de Gestão e Recolha de Resíduos Urbanos em todo o concelho, o Município de Ponte de Lima procedeu à aquisição de duas viaturas de recolha de RSU, está a implementar um projeto piloto de recolha de Bioresíduos, estabeleceu uma cooperação com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no âmbito do projeto Quartel Eletrão, com entrega de Resíduos Elétricos e Eletrónicos no quartel e, criou a Linha SOS Resíduos de forma a clarificar possíveis dúvidas e ajudar com pedidos de recolha de monstros, resíduos elétricos e eletrónicos.

acao_sensibilizacao_reciclagem_rebordoes_santa_maria
acao_sensibilizacao_reciclagem_rebordoes_souto