Ação de Sensibilização para a Reciclagem na Freguesia de Serdedelo e na Freguesia de Boalhosa

19 Dezembro 2023

No dia 15 de novembro de 2023, realizou-se mais uma ação de sensibilização para a reciclagem, desta vez, na Freguesia de Serdedelo e na Freguesia de Boalhosa. Em colaboração com a Resulima, foram entregues, para promoção da prática de reciclagem doméstica, 16 conjuntos de Ecobags aos habitantes da freguesia de Serdedelo e 12 conjuntos de Ecobags à Junta de Freguesia de Boalhosa.

A população presente foi sensibilizada para a relevância da correta deposição de todos os resíduos, dadas as mais-valias para a proteção do ambiente e da imagem do concelho, evitando que os objetos volumosos se acumulem em locais inadequados, como contentores ou ecopontos, descampados ou via pública.

Para que seja possível dar uma solução imediata a esta problemática, foi dada a conhecer a Linha de Apoio aos Resíduos do Município de Ponte de Lima, uma linha onde a população poderá solicitar a recolha gratuita de monstros como sofás, colchões mobílias e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

No final da sessão, houve ainda oportunidade para dar a conhecer a todos os presentes os investimentos e avanços realizados pelo Município de Ponte de Lima no sentido de otimizar o Serviço de Gestão e Recolha de Resíduos Urbanos em todo o concelho de Ponte de Lima, salientando a aquisição de duas viaturas; a implementação de um projeto piloto de recolha de Bioresíduos na zona urbana; a cooperação com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no âmbito do projeto “Quartel Eletrão”, com entrega de Resíduos Elétricos e Eletrónicos no quartel; e, sobre a correta deposição de roupas que já não sejam úteis para os cidadãos (Lojas Sociais, Conferência S. Vicente Paulo, contentores Projeto Esperança).