Ação de Sensibilização para a Reciclagem na Freguesia de São Pedro d'Arcos

15 Dezembro 2023

No dia 9 de novembro de 2023, realizou-se mais uma ação de sensibilização para a reciclagem, desta vez, na Freguesia de São Pedro d'Arcos. Em colaboração com a Resulima, foram entregues, para promoção da prática de reciclagem doméstica, 19 conjuntos de Ecobags aos habitantes desta freguesia para a prática de separação de resíduos domésticos.

Num diálogo aberto, com os habitantes inscritos nesta ação, foi possível desmistificar o processo de reciclagem, tendo sido esclarecidas todas as dúvidas apresentadas pelos mesmos, que se mostraram muito interessados nos diversos temas debatidos.

A população presente foi sensibilizada para a deposição correta de todos os resíduos que representa uma mais-valia para a proteção do ambiente de todo o concelho, garantindo a manutenção e limpeza, evitando que os objetos volumosos se acumulem em locais inadequados como contentores ou ecopontos, descampados ou via pública.

Para que seja possível dar uma resposta imediata a esta problemática, foi dada a conhecer a Linha de Apoio aos Resíduos do Município de Ponte de Lima, uma linha onde a população poderá solicitar a recolha gratuita de monstros como sofás, colchões mobílias; resíduos elétricos e eletrónicos.

Foi divulgado nesta ação, o protocolo realizado com a Associação de Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no seguimento do projeto "Quartel Eletrão". Este protocolo permite que todos os resíduos elétricos e eletrónicos que sejam recolhidos sejam posteriormente entregues no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, contribuindo para o aumento da bonificação entregue, por parte do projeto "Quartel Eletrão", a esta associação que tanto nos ajuda. Todo e qualquer cidadão pode contribui para esta causa, entregando diretamente os seus resíduos elétricos e eletrónicos (pilhas, lâmpadas, eletrodomésticos, fogões, etc.) nas instalações da referida associação.