Ação de Sensibilização para a Reciclagem nas Juntas de Freguesia de Calheiros e Brandara

03 Novembro 2023

O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Resulima, entidade gestora dos resíduos do Vale do Lima e Baixo Cávado, realizou no dia 26 de outubro mais uma ação de sensibilização para a reciclagem nas Freguesias Brandara e Calheiros, na qual foram entregues, respetivamente, 16 e 24 conjuntos de Ecobags de 30L do sistema trifluxo (verde, azul e amarelo), para a prática de reciclagem doméstica. Esta ação serviu ainda para esclarecer dúvidas sobre a recolha e transformação de resíduos em novos produtos.

Promover, consciencializar sobre a importância da reciclagem e, incentivar a participação ativa da comunidade é imperativo nos dias de hoje. Anualmente, a Resulima, recolhe 131.010 toneladas de Resíduos Sólidos Urbanos que são depositados em aterro, uma aterradora diferença em relação ao número de Resíduos de Recolha Seletiva, onde, anualmente, a Resulima, recolhe apenas 10.236 toneladas.

Sabendo que, em média, 70% do nosso lixo pode ser reciclado e quase 50,5% do total são resíduos urbanos biodegradáveis, é imprescindível que, todos nós, tomemos hábitos mais sustentáveis.

Foi, ainda possível esclarecer que, para além de reciclar papel/cartão, plástico/metal e vidro, também a roupa velha, estragada ou rasgada pode ser valorizada. Em Ponte de Lima existem 3 contentores (Repsol em Arcozelo, M. Cunha Cash & Carry na Feitosa e Cruz Vermelha na Rua de Paredes, em Navió e Vitorino de Piães) da empresa portuguesa Ultriplo, que trabalha na valorização têxtil. Esta empresa, recolhe e faz a triagem do que ali é colocado. O que não estiver em condições de ser reutilizado, segue para reciclagem.

É certo que muito do que se deposita nestes contentores são roupas em condições de serem reutilizadas, e que, por isso, podem ser doadas, mas também há as que não apresentam essa possibilidade. Nestes casos, depois da triagem, estas peças de roupa podem ser recicladas. O que outrora foi uma peça de vestuário pode ganhar nova vida como acolchoamento, isolamento térmico e acústico e, até mesmo, pavimentação de estrada ou pisos.

Existem também outros locais, onde podemos colocar roupas que já não sejam úteis, como Lojas Sociais, Conferência S. Vicente Paulo e os contentores, espalhados pelas várias freguesias do Projeto Esperança.

Existem outros resíduos que podem ser encaminhados para valorização, como: óleos alimentares, cápsulas de café, escovas de dentes, canetas, livros e cadernos, rolhas de cortiça, resíduos elétricos e eletrónicos, medicamentos, cartões bancários, entre outros.

Tem dúvidas onde colocar os seus resíduos? Contacte a linha SOS Resíduos do Município de Ponte de Lima.

No sentido de otimizar o Serviço de Gestão e Recolha de Resíduos Urbanos em todo o concelho, o Município de Ponte de Lima procedeu à aquisição de duas viaturas de recolha de RSU, está a implementar um projeto piloto de recolha de Bioresíduos, estabeleceu uma cooperação com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no âmbito do projeto Quartel Eletrão, com entrega de Resíduos Elétricos e Eletrónicos no quartel e, criou a Linha SOS Resíduos de forma a clarificar possíveis dúvidas e ajudar com pedidos de recolha de monstros, resíduos elétricos e eletrónicos assim como, pedidos de recolha de cadáveres de animais domésticos.

acao_de_sensibilizacao_para_a_reciclagem_calheiros_e_brandara_1
acao_de_sensibilizacao_para_a_reciclagem_calheiros_e_brandara_2