Campanha de Sensibilização para a Reciclagem

21 Outubro 2023

A Resulima, entidade gestora dos resíduos do Alto Minho, em colaboração com o Município de Ponte de Lima, está a dinamizar uma Campanha de Sensibilização para a Reciclagem que consiste na entrega, gratuita, de 1000 conjuntos de 3 Ecobags de 30L do sistema trifluxo (verde, azul e amarelo), que serão distribuídos, ponderadamente, pelas Juntas de Freguesias do concelho de Ponte de Lima.

Com esta campanha pretende-se incentivar a população para a prática da separação de resíduos e sensibilizar para a sua importância, de forma a aumentar a quantidade e qualidade de resíduos a encaminhar para reciclagem, diminuindo a capacidade de resíduos urbanos a depositar em aterro.

Sem saírem de casa, os cidadãos que aderirem à campanha, podem agora separar e depositar os seus resíduos no seu próprio ecoponto, contribuindo para a melhoria da higiene pública e para a sustentabilidade ambiental.

Tendo em conta que a área da sustentabilidade é uma das suas prioridades, o Município de Ponte de Lima, apela à colocação de resíduos nos respetivos ecopontos, uma vez que a reciclagem, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratado e eliminado, contribui significativamente para a redução e extração de matérias – primas necessárias à produção de novos bens de consumo, gera poupança de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo.

Esta campanha teve início no dia 12 de outubro, tendo já sido entregues 64 conjuntos de Ecobags do sistema trifluxo, na União de Freguesias de Navió e na Freguesia da Facha, que contou com a presença dos cidadãos inscritos.

Aliando esta campanha e, no sentido de promoção de um concelho mais limpo e sustentável, divulgámos aos presentes, a linha SOS Resíduos, esclarecendo o seu funcionamento.

Para receber o seu conjunto de eco bags, deverá proceder à sua inscrição, junto da Junta de Freguesia da sua área de residência e, depositar seletivamente os resíduos produzidos no seu dia a dia, nos respetivos contentores.

Folheto

campanha_resulima_2_1_1366_728