Ação de Rearborização ou Renaturalização de uma parcela na Área Protegida

02 Março 2023

Realizou-se, na manhã do dia 17 de fevereiro, uma ação prática de rearborização de uma parcela localizada no coração da Paisagem Protegida das Lagoas e integrada num conjunto de iniciativas que o Município de Ponte de Lima tem vindo a desenvolver, no sentido de renaturalizar áreas que tendem a ficar povoadas por espécies exóticas com potencial invasor, das quais se destacam o projeto ‘Pulmão do Alto Minho’, a nível regional, e o projeto ‘Merlin’, de âmbito Europeu.

Numa colaboração entre o Serviço Área Protegida e uma turma do 7.º ano da EB 2,3 António Feijó, que periodicamente se desloca para acompanhar e participar em atividades que visem a promoção da educação ambiental, a manutenção dos ecossistemas endémicos e também de ações como a realizada, onde os alunos abriram covas, plantaram carvalhos alvarinho, regaram e tutoraram as plantas. Aqui, o principal objetivo é repor valores naturais e paisagísticos, consonantes com o meio em que se integram e acompanhar, participando, o desenvolvimento da parcela durante este ciclo de ensino, ou seja, enquanto estiverem a frequentar o 7.º, o 8.º e o 9.º ano.

O interesse demonstrado, a participação muito dedicada e a alegria constatada pela equipa de colaboradores do Município, contando também com a preciosa e entusiasta colaboração da docente, Judite Barreto, tornaram a manhã destes alunos diferente, ambientalmente responsáveis e conscientes da realidade, capazes de praticar atos de cidadania com vista à obtenção de um ambiente sustentável e capaz de contrariar a tendência global.

se_17fev23_2
se_17fev23_3