Projeto Merlin apresentado aos stakeholders

16 Dezembro 2022

O Município de Ponte de Lima realizou, no passado dia 12 de dezembro, um Workshop destinado aos stakeholders do Projeto MERLIN (Programa Europeu HORIZON 2020), no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental das Lagoas.

A abertura do Workshop esteve a cargo do Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Eng.º Gonçalo Rodrigues que deu as boas vindas a todos os presentes e reforçou o agradecimento por se terem associado a este Projeto, tão importante para o nosso território.

Antes de terminar a sua intervenção, lembrou a importância da criação desta Área Protegida, em Ponte de Lima, dos seus valores naturais e do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, junto da comunidade, nos últimos 22 anos, assinalando assim mais um aniversário desde a data de promulgação da classificação deste espaço, a 11 de dezembro de 2000.

Seguiu-se a apresentação ‘MERLIN: Restauro transformador de ecossistemas de água doce na Europa para uma sociedade mais sustentável’, por Patrícia M. Rodríguez González, em representação do Instituto Superior de Agronomia, da Universidade de Lisboa, o parceiro científico do Município de Ponte de Lima neste Projeto.

Tomaz Okruszko, corresponsável pelo grupo de trabalho WP1 (monitorização) do Projeto MERLIN e líder em outros projetos do HORIZON 2020 concedeu-nos a honra da sua presença no Workshop, onde apresentou o Caso de Estudo 05 - Kampinos, uma zona húmida protegida na Polónia com vários pontos em comum com o de Ponte de Lima - CS 12 Lima, abordando os ‘Desafios para o restauro de zonas húmidas’.

A última apresentação esteve a cargo de Francisco Lourenço Correia, técnico do Município de Ponte de Lima, que deu a conhecer aos presentes o Caso de Estudo 12 - Lima, que será implementado na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, com o restauro do habitat prioritário 91E0* (Florestas aluviais de amieiro). Um dos 17 Casos de Estudo selecionados, que se encontram distribuídos por 14 países da Europa.

No final da apresentação foi aberto o período de debate. A grande maioria dos stakeholders aproveitou a oportunidade para felicitar o Município pelo projeto. Apresentaram ainda um conjunto de questões e contributos para o mesmo, reforçando a sua disponibilidade em colaborar no que for necessário.

O Workshop estendeu-se para o período da tarde, com a visita aos locais de intervenção. Num dia de forte chuva, foi possível observar a zona húmida em toda a sua plenitude, com várias áreas já alagadas.

Participaram representantes de várias entidades: Associação Florestal do Lima, Trifolium Campus, CIM Alto Minho, Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Minhota, Associação de Defensores da Natureza de S. Pedro d’Arcos, Centro Aventura, Reserva Ecológica Nacional, EDP (Direção de Sustentabilidade e Stakeholders), Junta de Freguesia de Bertiandos, Junta de Freguesia de S. Pedro d’Arcos, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Guarda Nacional Republicana (Destacamento Territorial de Arcos de Valdevez e Destacamento Territorial de Viana do Castelo) e Escola Secundária de Ponte de Lima (Equipa NEXTEAM-K racing e Equipa K-Impetus). Os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima não puderam estar representados, pela situação de alerta. Esteve ainda presente um dos proprietários dos terrenos de intervenção do projeto.

Importa referir que o workshop foi transmitido, em direto, pelas páginas de Facebook do Município de Ponte de Lima e da Área Protegida das Lagoas. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte assistiu à apresentação, neste formato.

Os vídeos, que contam já com centenas de visualizações, encontram-se disponíveis nas respetivas páginas, para todos os que quiserem saber mais sobre o projeto:

workshopmerlin_12dez_2
workshopmerlin_12dez_3