Ponte de Lima Promoveu a Semana da Floresta e da Água

29 Março 2022

Informar, sensibilizar e alertar para a importância da floresta e dos recursos hídricos foram os principais objetivos das inúmeras ações que se realizaram ao longo da passada semana, integradas no programa da Semana da Floresta e da Água.

Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, o programa contou com a colaboração da comunidade educativa e das instituições locais.

Atendendo às questões ambientais prioritárias e com vista à melhoria da qualidade de vida da comunidade limiana, o Municipio de Ponte de Lima dinamiza estas ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.

Assim, neste contexto, o programa arrancou com uma ação de voluntariado florestal, focada na problemática das espécies exóticas invasoras, dirigida especialmente aos proprietários de terrenos na Área Protegida

Nos dias seguintes os alunos do 1º ciclo, da Escola EB 2 e 3 António Feijó, viveram uma verdadeira aventura no barco Água Arriba, onde tiveram a oportunidade de visitar a zona ribeirinha e participar na ação de limpeza nas margens do rio.

Seguiu-se a visita ao Parque Florestal com uma ação de (re) florestação do Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, organizada em parceria com a Associação Florestal do Lima e com a participação dos alunos do 2º e 3º ciclo.

Também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima se associa a esta semana dedicada à floresta, promovendo uma ação de sensibilização ambiental, com a realização de uma demonstração de um incêndio controlado, alertando para a correta limpeza das matas, e em caso de incêndio florestal, exemplificaram com meios próprios como executam o combate a este flagelo, que devasta as nossas florestas. Participaram nesta ação alunos do 2º e 3º ciclo da Escola EB 2 e 3 António Feijó.

A acompanhar estas ações de educação ambiental esteve o Vereador do Ambiente e das Florestas, Eng.º Gonçalo Rodrigues, que destacou “a importância de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa e valorização da floresta, quer em termos ambientais quer em termos económicos.”

A semana da Floresta e da Água terminou na sexta-feira, com a Apresentação do livro “Aprende com os animais” de Daniel Duarte, no Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegidas das Lagoas de Bertiandos e Pedro D´Arcos.

semana_da_floresta_e_da_agua_1
semana_da_floresta_e_da_agua_2