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Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Serviço Educativo - Educação para a Sustentabilidade

24 Fevereiro 2022

Dedicámos a sessão do mês de fevereiro da Área de Projeto de Educação para a Sustentabilidade à Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d’Arcos, pelo facto de ser uma zona húmida de importância internacional, sendo classificada como zona Ramsar.

As zonas húmidas são incrivelmente importantes para manter a biodiversidade do nosso planeta e, armazenam grandes quantidades de carbono que podem ajudar a combater as alterações climáticas. São importantes na promoção do bem-estar humano, filtram os poluentes das águas de forma natural, tornando a água potável, melhoram a qualidade do ar. São por todas estas razões consideradas os rins da Terra.

Uma sessão de trabalho de campo, com a turma do 4º ano da EB de Arcozelo e a turma do 1ºano da EB da Feitosa, que consistiu em observar algumas consequências visíveis das alterações climáticas em especifico sobre a seca que estamos a atravessar.

À primeira vista, os nossos pequenos investigadores, com grande surpresa, puderam constatar que o volume de caudal de água estava muito baixo, uma vez que nesta altura do ano supostamente deveríamos caminhar pelo percurso de galochas devido ao aumento do caudal da água.

Refletimos sobre o impacto que esta baixa no volume de caudal poderá ter sobre a biodiversidade existente na área protegida.
Constatamos, globalmente, que muitas espécies animais e vegetais estão a sofrer mudanças nos seus ciclos de vida, respetivamente a migrar para o norte e para altitudes mais elevadas, enquanto várias espécies invasoras se poderão estabelecer ou expandir o seu território. Espécies marinhas, incluindo unidades populacionais de peixes comercialmente importantes, estão também a migrar para outras zonas mais favoráveis à sua sobrevivência. Estas alterações afetam vários serviços ecossistémicos e setores económicos como a agricultura, a silvicultura e a pesca. (Agência Europeia do Ambiente, 2017)

Continuamos à descoberta com interesse e curiosidade de todos os envolvidos, nomeadamente os alunos, que fizeram a visita à procura de encontrar exemplares da fauna das Lagoas munidos de binóculos para auxiliar nessa tarefa.

Para além do mirar algumas aves aquáticas como os Patos-Reais, Guarda-Rios e, a Galinha d’Água, ao longo do percurso os alunos puderam encontrar pegadas, marcas e até excrementos de vários mamíferos, salientando a importância desta zona da Área Protegida como habitat e área de refúgio para a fauna existente nas Lagoas.

Ao longo do percurso, os participantes recolheram alguns botânicos para posteriormente darem azos à sua imaginação e realizarem “Arte Botânica”, como por exemplo, colagens e, ou brinquedos com botânicos.

Realizamos ainda um ponto de situação, relativamente ao processo de estudo e pesquisa para que, nas próximas sessões possamos proceder à dinamização da ação de sensibilização previamente definida.

Assim sendo, os objetivos para esta atividade foram cumpridos em pleno e isso sentiu-se pela satisfação dos alunos no final da visita, sentindo-se o interesse de salvaguardar, preservar e conservar as zonas húmidas e tudo o que elas envolvem.

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