Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas

03 Fevereiro 2022

Os alunos do 3.º ano da EB1 de Arcozelo visitaram ontem o Centro de Interpretação da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos, para participarem na ação que assinalou o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

As atividades iniciaram-se com a receção aos alunos no Centro de Interpretação, pelo Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Eng.º Gonçalo Rodrigues. Seguiu-se uma apresentação do Dia Mundial das Zonas Húmidas, e das atividades que a Área de Paisagem Protegida dinamiza. A ação culminou com uma saída para o terreno, em plena Área Protegida para efetuar o controle de espécies invasoras. Acompanhados pelos professores e técnicos da Área Protegida foi com alegria e determinação que ajudaram a retirar esta espécie invasora. O Professor Carlos Pereira destacou a importância destas aulas ao ar livre e do contacto com a natureza, em especial nesta altura, após dois anos sem estas atividades devido à pandemia de Covid-19.

"À semelhança das ações que habitualmente realizamos, esta atividade visa sensibilizar para a importância destes habitats singulares e das espécies de fauna e flora a eles associados, bem como para a relevância dos bens e serviços ambientais prestados pelas zonas húmidas, que continuam sob forte ameaça, em resultado de determinadas atividades humanas", considerou o Vereador Eng.º Gonçalo Rodrigues. O responsável pelo pelouro do Ambiente e Espaços Verdes salientou a importância de apelar a toda a comunidade para a preservação e salvaguarda da natureza.

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos, foi reconhecida, no âmbito da Convenção de Ramsar, como Zona Húmida de Importância Internacional, Sítio RAMSAR n.º 1613, em 2005, e assinala anualmente a 2 de fevereiro esta efeméride.

dia_mundial_das_zonas_humidas_001
dia_mundial_das_zonas_humidas_002