Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Ação de Formação - Identificação e mapeamento de plantas invasoras - Formato Online

6 1 1024 1000
08 Janeiro 2022

Decorreu no passado dia 16 de dezembro, em formato online, a ação de formação sobre Identificação e Mapeamento de Plantas Invasoras no âmbito do Projeto POSEUR "Prevenção, controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras: Ponte de Lima", numa colaboração entre o Município de Ponte de Lima, Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e o Centro de Ecologia Funcional/Universidade de Coimbra.


A formação ministrada pela Dra. Sílvia Martins investigadora do Centro de Ecologia Funcional da Escola Superior Agrária de Coimbra e Universidade de Coimbra, reuniu um conjunto de técnicos municipais, professores e empresários agrícolas, abordou na sua parte inicial a questão das espécies invasoras, nomeadamente as suas características e os perigos da sua proliferação nos habitats portugueses, bem como os trabalhos e custos de algumas ações já realizadas em Ponte de Lima.


A segunda parte da formação incidiu sobre a plataforma INVASORAS.PT, as suas funcionalidades e também de que forma as pessoas podem participar nesta plataforma de ciência-cidadã, ajudando na identificação, mapeamento e erradicação através do uso de plataformas digitais.


No final ficou o desafio de uma utilização mais intensiva desta plataforma bem como as Boas Festas da praxe, com os desejos de um 2022 com menos espécies invasoras e mais espécies autóctones.

5
4
3
2
1