Lagoas de Ponte de Lima comemoram, este ano, 21 anos ao Serviço da Natureza!

06 Dezembro 2021

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos completa, este ano, 21 anos ao Serviço da Natureza! Corria o dia 11 de dezembro de 2000, quando foi promulgado o Decreto Regulamentar n.º 19/2000 que classificou a área, a pedido da Câmara Municipal de Ponte de Lima, como Área Protegida de Âmbito Regional.

As Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, que são ainda, desde 2005, Zona Húmida de Importância Internacional, ao abrigo da Convenção de Ramsar, constituem um verdadeiro santuário natural. Neste local, o visitante tem a oportunidade de conhecer a natureza tal como é e contactar com as diferentes espécies de fauna e flora, algumas consideradas raras ou em vias de extinção.

Considerado como um local de forte atração turística, podem ser destacadas as suas lagoas, envolvidas por passadiços de madeira, as veigas, onde ainda se cultiva milho, as pastagens naturais, limitadas por sebes à base de bosques de folhosas, o rio Estorãos, entre outros espaços que podem ser descobertos através da rede de percursos pedestres existente.

Na zona envolvente à Área Protegida, refira-se, as zonas de lazer fluvial, a ecovia das Lagoas, que estabelece a ligação da Área Protegida à Vila de Ponte de Lima e a Quinta de Pentieiros, que possui um conjunto de infraestruturas e equipamentos que complementam a Área Protegida na sua missão e onde muitos daqueles que visitam a área, costumam pernoitar ou simplesmente visitar.

Para assinalar mais um aniversário, o Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, promove, no fim de semana de 11 e 12 de dezembro, “Um Dia Aberto na Quinta de Pentieiros’, com entradas gratuitas para a quinta pedagógica, um espaço com dinâmicas próprias, ao nível da pedagogia para o ambiente e mundo rural.
Este será mais um aniversário marcado por tempos difíceis. No entanto, é também uma data em que se renova a esperança. Continuaremos a trabalhar, a favor da Natureza e de um mundo mais sustentável.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente, têm contribuído, ao longo destes 21 anos de vida, para o sucesso de uma das maiores iniciativas de desenvolvimento rural levadas a cabo no concelho de Ponte de Lima que assenta na conservação e valorização dos recursos endógenos.