Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

29 de setembro | Ação de voluntariado para ‘Controlo de Plantas Invasoras - Prevenção, Controlo e Erradicação de Espécies Exóticas Invasoras’

29set poseur 1 1 1024 1000
08 Outubro 2021

Decorreu, no passado dia 29 de setembro, entre as 14h00 e as 17h30, uma ação de voluntariado para a prevenção, controlo e erradicação de plantas exóticas invasoras em Ponte de Lima, no âmbito do projeto POSEUR. Uma co-organização do Município de Ponte de Lima, da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra e do Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

A iniciativa, limitada a 20 participantes, teve início no auditório do Centro de Interpretação Ambiental da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e foi orientada pela Sílvia Martins, da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Após a apresentação teórica onde se abordaram os conceitos básicos e as principais espécies de plantas invasoras (terrestres e aquáticas) na zona de intervenção, os voluntários seguiram para as margens do rio Lima, em Refoios do Lima (Cais da Garrida).

Já no terreno, com informação sobre as metodologias, os procedimentos e as regras de segurança que devem ser adotadas no controlo de plantas invasoras, puderam constatar o resultado das intervenções já efetuadas no âmbito do projeto. Realizaram ainda alguns trabalhos de continuidade que irão contribuir para a erradicação das espécies exóticas invasoras ainda em presença na área.

A próxima jornada de voluntariado está agendada para o próximo dia 13 de novembro. Participe!

29set_poseur_2
29set_poseur_3
29set_poseur_4
29set_poseur_5
29set_poseur_6
29set_poseur_7
29set_poseur_8
29set_poseur_9
29set_poseur_10