Webinar | 02 de fevereiro | Paisagens Protegidas de Âmbito Regional/Local

05 Fevereiro 2021

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos completou, no passado dia 11 de dezembro de 2020, 20 anos desde a data da sua criação. A 11 de dezembro de 2000 foi publicado o Decreto Regulamentar nº19/2000 que classificou a área, a pedido da Câmara Municipal de Ponte de Lima, como Área Protegida de Âmbito Regional.

No âmbito das comemorações dos 20 anos da Área Protegida, o Município de Ponte de Lima, através do Serviço Área Protegida, promoveu um encontro de Paisagens Protegidas de Âmbito Regional/Local, em formato Webinar. O evento realizou-se a 02 de fevereiro, dia em que, anualmente, se assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas que, no presente ano, assinala ainda os 50 anos da assinatura do tratado intergovernamental da Convenção de Ramsar (1971-2021).

Foram várias as Áreas Protegidas que acolheram o convite endereçado pelo Município de Ponte de Lima. Foi apresentado um painel com oito áreas classificadas e uma em proposta de classificação, distribuídas um pouco por todo o território continental. Tantas outras podiam ter participado nesta jornada, não fosse a limitação de tempo.

O objetivo proposto com a realização deste encontro, que se idealizou primeiramente em regime presencial, foi superado. Foi criado um espaço de reflexão e de partilha de experiências entre todas as Áreas Protegidas participantes. Foram dadas a conhecer realidades diferentes que se traduzem num esforço comum, o trabalho a favor dos territórios, das populações e da conservação e preservação dos recursos aí existentes. Foram ainda lançados alguns desafios para o futuro, numa perspetiva de trabalho cooperativo, em rede, entre as várias Áreas Protegidas.

O evento contou com a participação ativa de mais de 100 inscritos, distribuídos pelo período da manhã e da tarde, das mais variadas áreas de atuação - instituições de ensino (alunos e docentes), técnicos de serviços municipais, técnicos de Áreas Protegidas, órgãos de comunicação social, empresas ligadas ao ordenamento do território e outros serviços ambientais, entre outras.

A estes juntaram-se cerca de 15 a 20 participantes que acompanharam em direto o Webinar através da página de Facebook da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos. Pelas facilidades de difusão das redes sociais, e pelas partilhas efetuadas, os vídeos foram já visualizados, à data desta nota de imprensa, por largas centenas de pessoas.

Deixamos um voto de agradecimento a todos os que nos acompanharam nesta jornada e que participaram neste encontro, em especial ao painel de oradores que contribuiu, de forma decisiva, para o sucesso alcançado com o evento.

Apresentações:

Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha: área protegida, área produtiva (PDF)
Dr. Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão

Paisagem Protegida Local do Açude do Monte da Barca e Área Natural do Açude da Agolada (PDF)
Arq. Hugo Cotrim, Técnico Superior, Serviço de Ordenamento do Território e SIG da Câmara Municipal de Coruche

Paisagem Protegida do Corno do Bico
Dr. Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura

Paisagem Protegida Regional da Serra de Arga – Processo de Criação (PDF)
Dra. Vilma Silva, Diretora Geral da TERRITÓRIOXXI – Gestão Integrada do Território e Ambiente

Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira - Da Proteção à Cogestão
Eng.º André Alves, Divisão de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Torres Vedras

Paisagem Protegida Regional Parque das Serras do Porto