Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Arranque do Serviço Educativo 2020/2021

Se20 21 1 1024 1000
16 Novembro 2020

O Serviço Área Protegida, do Município de Ponte de Lima, apresentou em meados do mês de maio, à semelhança de anos anteriores, o documento com as suas propostas para o Serviço Educativo 2020/2021.

Apesar das incertezas de como iria arrancar o novo ano, e num voto de confiança por parte dos professores e das instituições que representam, as vagas disponibilizadas foram praticamente preenchidas na totalidade. A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e a Quinta Pedagógica de Pentieiros vão dar apoio, a partir do mês de novembro e até ao final do mês de maio de 2021, a mais de 750 crianças, de 12 instituições de ensino dos 4 agrupamentos de escolas do concelho.

Atentos à situação atual do país, e do concelho, e privilegiando acima de tudo a segurança de todos os envolvidos, as sessões mensais serão adaptadas e reinventadas, optando, sempre que possível pela versão on-line e por saídas de campo, no exterior. Serão vários os temas que, a partir de novembro, chegarão às escolas inscritas, através do Programa de Apoio às Áreas Projeto, a proposta de ação do Serviço Educativo que melhor reflete o potencial pedagógico destes dois espaços, são eles: ‘Alterações Climáticas’, ‘Biodiversidade e Monitorização das Zonas Húmidas’, ‘Ciência Divertida’, ‘Educação para a Sustentabilidade’, ‘Floresta’, ‘Matemática na Natureza’, ‘Mundo Rural’ e ‘Trekking nas Lagoas’.

Para o presente ano letivo foram ainda submetidas e aprovadas duas candidaturas ao Programa de Apoio aos Projetos Escolares que irão envolver mais de 250 crianças de duas instituições de ensino do concelho, em torno de projetos associados à temática do Ambiente e do Mundo Rural.

Devido ao confinamento imposto em março, a VI edição do ‘Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima’ será implementada no terreno nos próximos meses tendo por base os trabalhos já desenvolvidos pelas turmas inscritas no ano letivo 2019/2020 que, sempre que possível, serão envolvidas no processo.

Continuaremos a trabalhar, com a missão de promover e divulgar os valores da educação ambiental e da preservação do mundo rural, convictos que juntos, construiremos um futuro melhor e mais sustentado! Vamos todos ficar bem!