Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Ao Encontro das Aves nas Lagoas | 03 de outubro de 2020

03out20 birdwatching 1 1 1024 1000
08 Outubro 2020

Birdwatching

No fim de semana de 03 e 04 de outubro, por toda a Europa, centenas de pessoas estiveram de olhos postos no céu, no âmbito de mais uma edição do EuroBirdwatch.

Em plena época de migrações de outono, esta ação decorre anualmente, no início de outubro, numa organização internacional da Birdlife. Teve início em 1993 e conta já com mais de 40 países participantes.

O Município de Ponte de Lima associou-se a esta iniciativa, promovendo, no dia 03 de outubro, na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, a atividade ‘Ao Encontro das Aves nas Lagoas’, em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA). Com esta iniciativa pretendeu-se ainda assinalar o Dia Mundial do Animal.

Portugal foi já considerado um dos melhores destinos da Europa para a observação de aves. Pese embora a sua reduzida dimensão, é um país com uma grande diversidade de habitats. A Área Protegida das Lagoas é um bom exemplo disso. Com a sua riqueza e variedade de biótopos atrai uma grande diversidade de espécies. Cerca de 140 das 300 espécies que ocorrem regularmente em Portugal podem ser aqui observadas, algumas das quais endémicas da Península Ibérica e com elevados estatutos de proteção.

Após a receção aos participantes, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental, foi realizada uma saída de campo, que passou pelos principais habitats da Área Protegida - Lagoa de S. Pedro, floresta, galerias ripícolas e campos de pastagem. A atividade foi conduzida pelo ornitólogo credenciado, Eng.º Miguel Cardoso.

No período de tempo em que decorreu a saída de campo, foi possível observar, com o auxílio dos binóculos, e escutar o canto de mais de 30 espécies diferentes, na maioria aves da Ordem Passeriformes. Foram também avistadas aves aquáticas e rapinas.

Devido às restrições impostas face ao COVID-19 e também às condições climatéricas adversas que se fizeram sentir nos dias anteriores, que levaram a alguns cancelamentos, a atividade voltará a ser realizada, no início de novembro, em data a anunciar brevemente.

03out20_birdwatching_2
03out20_birdwatching_3
03out20_birdwatching_4
03out20_birdwatching_5
03out20_birdwatching_6
03out20_birdwatching_7
03out20_birdwatching_8
03out20_birdwatching_9
03out20_birdwatching_10
03out20_birdwatching_11