Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

22 de maio | Dia Internacional da Biodiversidade

Biodiversidade 2020 1 1024 1000
22 Maio 2020

No dia em que, internacionalmente, se celebra a Biodiversidade - que pode ser definida, de forma sintética, como a variabilidade entre organismos vivos de todas as origens - sabe-se a espécie humana perdeu, diretamente, devido à COVID-19, cerca de 330.000 indivíduos.

Sabe-se também, através das estimativas da Organização Mundial de Saúde, que morrerão cerca de 250.000 indivíduos por ano, entre 2030 e 2050, em todo o mundo, devido a má nutrição, malária e outras doenças ou golpes de calor, com origem nas alterações climáticas.

Não deve o mundo adotar medidas de contenção relativas às alterações climáticas, defendendo o planeta Terra e todos os seus “habitantes”, leia-se todas as formas de biodiversidade? Sim, sem dúvida.

A espécie humana surgiu na Terra no maior pico de biodiversidade alguma vez existente e junto aos ecossistemas com maior biodiversidade do Planeta. Será coincidência? Não, certamente.

A espécie humana depende, efetivamente, de todas as formas de biodiversidade para a sua própria sobrevivência.

Na última centena de anos, e sobretudo nas últimas décadas, temos assistido a um aumento da taxa de extinção de espécies para valores que põem claramente em causa a viabilidade do surgimento de novas espécies.

É urgente definir e implementar um “estado de emergência” que proteja e valorize a Biodiversidade.

A Área Protegida e Zona Húmida de Importância Internacional das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos completará, este ano, a 11 de dezembro, 20 anos de trabalho a favor da conservação da natureza, da biodiversidade e do mundo rural.

Veja o vídeo e conheça ou revisite, ainda que à distância, um dos locais com maior biodiversidade do país e aquilo que o mesmo tem para lhe oferecer.