22 de abril | Dia Mundial da Terra

23 Abril 2020

No dia 22 de abril o Mundo assinalou, de forma nunca antes vista, devido à COVID-19, o Dia Mundial da Terra.

Pese embora a pandemia tenha levado a uma redução, sem precedentes, da emissão de gases com estufa para a atmosfera, a urgência relativa à questão climática mantém-se dado que, passada a fase mais aguda da pandemia, o que traduzirá a anulação, ainda que gradual, das atuais restrições impostas à atividade económica, é esperado um processo de regresso à normalidade e, como tal, aos níveis de emissões de gases com estufa registados antes da pandemia.

Poderá a pandemia servir de aviso à necessidade da inversão do rumo tomado pelo Homem?

Cremos que, pelo menos, terá servido para consciencializar que é possível alterar muitos dos hábitos adotados ao longo das últimas décadas que têm conduzido, sobretudo as sociedades mais desenvolvidas, para um estilo de vida que está intimamente associado a um consumismo totalmente desregrado que há muito ultrapassou as legítimas questões do bem-estar, conforto e da segurança.

De acordo com a estimativa da Organização Mundial de Saúde, entre 2030 e 2050, em todo o mundo, devido a má nutrição, malária e outras doenças ou golpes de calor, as alterações climáticas serão responsáveis por cerca de 250 mil mortes anuais.

A COVID-19 provocou até este momento, observando à informação disponível, cerca de 178 mil mortes.

Não deverá o mundo adoptar medidas de contenção relativas às alterações climáticas, defendendo o planeta Terra e todos os seus habitantes?

Para os amantes da natureza e do mundo rural, deixamos algumas imagens de um dos mais belos recantos do país, onde se trabalha a favor da conservação da natureza e da biodiversidade, do mundo rural e do desenvolvimento socioeconómico.

Continuamos a trabalhar para receber os nossos visitantes e clientes.

Fiquem Bem!

diamundialdaterra2020_2