Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Semana da Floresta e da Água 2020

Semanafloresta cancelada 1 1024 1000
02 Março 2020

Face à contenção do coronavírus (COVID-19) assumida pelas próprias entidades, o Município de Ponte de Lima cancela/suspende a realização do evento.

Dia Internacional da Floresta e Dia Mundial da Água

-16 a 29 de março-

Em março, com a primavera já a chegar, comemora-se o Dia Internacional da Floresta e Mundial da Árvore, a 21 de março, e o Dia Mundial da Água, a 22 de março.

Dada a importância destes dois recursos para a vida do planeta e para o Homem, o Serviço Área Protegida do Município de Ponte de Lima, à semelhança de anos anteriores, irá assinalar estas duas efemérides através de um conjunto de atividades que decorrerão durante a semana de 16 a 29 de março.

As atividades, essencialmente dirigidas aos alunos dos centros educativos do concelho de Ponte de Lima incluem: i) a realização de vários percursos pedestres na Área Protegida e Zona Húmida de Importância Ambiental das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos; ii) a realização de experiências envolvendo a água e iii) a realização de visitas ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.

Com estas atividades pretende-se sensibilizar o público mais jovem sobre a importância do ambiente, em termos gerais, e, em particular, para a premente necessidade de ser garantida a qualidade e a quantidade de água para os diferentes tipos de consumo, bem como conservar e valorizar os habitats aquáticos. Pretende-se ainda sensibilizar os participantes para as fragilidades que a nossa floresta enfrenta, bem como identificar os hábitos e as medidas a adotar no sentido da sua proteção e valorização.

Condições de participação

  • Serão abertas inscrições para todas as turmas do jardim-de-infância, 1º e 2º ciclo.
  • As instituições deverão inscrever-se até ao dia 6 de março e no dia 9 de março será confirmada a todas as instituições, por correio eletrónico, a possibilidade ou a impossibilidade da sua participação.

Transporte

  • Os sujeitos cuja inscrição for aceite deverão deslocar-se, em transporte próprio, até ao local da atividade.

Atividade e metodologia

Dia

Público-alvo

Atividade Local
16 JI

Realização do Percurso I da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Atividades ligadas à Água no Centro de Interpretação Ambiental.

CIA - Lagoas
17

1º e 2º

ano

Realização de uma visita ao Parque Florestal da Quinta de Pentieiros com pedypaper associado.

Parque Florestal QP

18 3º ano Realização do Percurso III da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, com apoio a interativo. CIA - Lagoas
19 4º ano Realização do Percurso III da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, com apoio a interativo. CIA - Lagoas
20

5º e 6º

ano

Realização do Percurso III da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, com apoio a interativo. CIA - Lagoas
21 Geral Realização do Percurso III com guia (limite de 20 participantes e mediante inscrição via email). CIA - Lagoas
23 a 29 Geral Oficinas da Natureza e da Biodiversidade na Fundação Serralves durante o BioBlitz 2020.

Porto Fundação Serralves

Cartaz