Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Serviço Educativo - Biodiversidade e Monitorização das Zonas Húmidas

Se biodiversidade nov19 1 1 1024 1000
15 Novembro 2019

Técnicos Responsáveis: Paulo Pimenta e Vera Henriques

As sessões do mês de novembro da Área Projeto ‘Biodiversidade e Monitorização das Zonas Húmidas’ decorreram entre os dias 04 e 07 de novembro, na Área Protegida das Lagoas.

Fazendo jus à sua característica de Zona Húmida, e pelas condições meteorológicas que se fizeram sentir, as sessões foram conduzidas no Centro de Interpretação Ambiental e nas suas imediações.

As turmas inscritas, dos Centros Educativos da Gandra e de Arcozelo debruçaram o seu estudo na vida do Planeta Terra, explorando os cinco reinos dos seres vivos: Monera, Protista, Fungos, Plantas e Animais (vertebrados e invertebrados). Numa breve saída de campo realizaram uma sessão prática onde procuraram identificar seres vivos, que habitam a Área Protegida, dos diferentes reinos.

As turmas da EB de Freixo e do Centro Educativo da Facha viraram as suas atenções para o rio Estorãos e para dois grupos de animais vertebrados que dele dependem, os peixes e os anfíbios. Após o visionamento do filme da Área Protegida, efetuaram um estudo da qualidade da água das Lagoas, medido a sua temperatura e o nível de pH. Realizaram ainda uma pequena experiência sobre a poluição da água, simulando os alfaiates. No final houve ainda tempo para ilustrar um marcador de livro com uma das espécies estudadas.

se_biodiversidade_nov19_2
se_biodiversidade_nov19_3
se_biodiversidade_nov19_4
se_biodiversidade_nov19_5
se_biodiversidade_nov19_6
se_biodiversidade_nov19_7
se_biodiversidade_nov19_8
se_biodiversidade_nov19_9
se_biodiversidade_nov19_10