Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Semana da Floresta e da Água 2019

28 Março 2019

Decorreram na semana, em que entrou a primavera, as celebrações do Dia Internacional da Floresta e Mundial da Árvore, a 21 de março, e o Dia Mundial da Água, a 22 de março.

Estas efemérides foram assinaladas na Semana da Floresta e da Água, entre os dias 18 e 22 de março, pela Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos com algumas atividades dirigidas, essencialmente, aos alunos dos Centros Educativos do concelho de Ponte de Lima que participam no Serviço Educativo, ao abrigo da Área Projeto Ciência Divertida e também com os alunos da Escola Básica da Correlhã que participam na Área de Projeto – Alterações Climáticas.

Assim, durante esta semana as mais de 150 crianças envolvidas puderam visitar a Quinta Pedagógica de Pentieiros, conhecendo as atividades ligadas ao Mundo Rural, bem como as principais espécies de fauna e flora típicas de uma quinta tradicional minhota. Os alunos dos jardins de infância envolvidos puderam, ainda, realizar algumas sementeiras de plantas conhecendo e reconhecendo a importância da água como um dos principais elementos que sustentam a vida do campo e de todos que nele habitam.

Para além da visita à Quinta Pedagógica, algumas turmas puderam visitar o Parque Florestal da Quinta de Pentieiros, para conhecer as valências do parque e a sua história, marcada pela passagem de alguns incêndios florestais.

Durante esta visita pelo parque florestal, os alunos foram sensibilizados para a problemática da proliferação de espécies exóticas e invasoras nas nossas florestas, como por exemplo o eucalipto e a acácia, e da redução das espécies autóctones. Estas alterações no coberto vegetal, associadas às alterações climáticas, poderão provocar danos incalculáveis não só na biodiversidade, mas também nas nossas paisagens e no nosso estilo de vida.

Os alunos foram convidados a participar simbolicamente no combate às invasoras lenhosas sendo que, 4 turmas distribuídas por 4 dias, durante 5 minutos de trabalho por turma, arrancaram cerca de 700 acácias já germinadas numa área de cerca de 300 metros quadrados do parque florestal.

Ao longo do percurso os alunos ainda melhoraram as condições das árvores plantadas recentemente, recolocando os protetores deslocados pela ação do vento. Durante as visitas a alegria era a tónica do momento e no final ficou a sensação de um bom trabalho realizado e o desejo de voltar para ver a evolução das árvores do Parque Florestal da Quinta de Pentieiros.

semanafloresta2019_2
semanafloresta2019_3
semanafloresta2019_4
semanafloresta2019_5
semanafloresta2019_6
semanafloresta2019_7
semanafloresta2019_8
semanafloresta2019_9
semanafloresta2019_10
semanafloresta2019_11