Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Serviço Educativo - Monitorização de Espécies Prioritárias

24 Janeiro 2019

Técnica Responsável: Vera Henriques

As turmas inscritas na Área Projeto ‘Monitorização de Espécies Prioritárias’, do Serviço Educativo da Área Protegida, continuam a adquirir competências de observação e experimentação no seu trabalho de campo.

No mês de janeiro foi efetuado o estudo da qualidade da água das Lagoas, com base na prospeção de macroinvertebrados existentes no local, bem como pela medição do seu nível de pH.

Efetuadas as recolhas no terreno, os alunos analisaram a acidez das amostras de água. Para o efeito, foram utilizadas fitas medidoras e um indicador caseiro de couve roxa, que reagem com o nível de pH de cada substância, mudando de cor. Para que percebessem a diferença existente entre as diferentes soluções, foram também medidas uma substância ácida, vinagre, e uma substância alcalina, detergente.

Outro dos indicadores da qualidade da água analisada foi a quantidade e a diversidade de macroinvertebrados recolhidos. Com o auxílio de pinças, placas de petri e lupas, os alunos recolheram, observaram e identificaram as espécies que iam capturando. Os alunos puderam ainda observar vários girinos de tritão.

No final, foi possível avaliar que a água das Lagoas se encontra num nível adequado para as plantas e para os organismos animais. Se a água estivesse muito alterada, devido a poluentes naturais ou de origem humana, existiria um impacto negativo no ecossistema aquático.

SE_Monitorizacao_jan19_2
SE_Monitorizacao_jan19_3
SE_Monitorizacao_jan19_4
SE_Monitorizacao_jan19_5
SE_Monitorizacao_jan19_6
SE_Monitorizacao_jan19_7
SE_Monitorizacao_jan19_8
SE_Monitorizacao_jan19_9
SE_Monitorizacao_jan19_10
SE_Monitorizacao_jan19_11
SE_Monitorizacao_jan19_12
SE_Monitorizacao_jan19_13
SE_Monitorizacao_jan19_14
SE_Monitorizacao_jan19_15
SE_Monitorizacao_jan19_16