Dia Aberto à Comunidade 2016 - Quinta de Pentieiros

08 Abril 2016

O dia 05 de abril foi escolhido para abrir, ainda mais, à comunidade local, a Quinta de Pentieiros e realizar várias atividades com a população das freguesias que integram a Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos.

Assim, depois de no 'Dia das Zonas Húmidas' terem estado no Centro de Interpretação Ambiental, todos já tinham mostrado vontade de conhecer melhor a Quinta e todos os espaços aí existentes.

As atividades iniciaram-se às 14:00 horas com as boas vindas dadas pelo responsável do espaço, Eng.º Gonçalo Rodrigues, salientando a importância que as pessoas tinham para a Área Protegida e todos os seus espaços, principalmente as populações locais.

Depois, as mais de 100 pessoas, divididas em dois grupos, percorreram todos os espaços da Quinta com as pormenorizadas explicações dadas pelos técnicos, visitando os núcleos vegetal e animal, o Centro de Acolhimento, um Bungalow T0, o Parque de Campismo, os Estábulos, a Estufa, o Campo de Plantas Aromáticas e Medicinais e a Horta.

Seguiu-se a Eucaristia, celebrada na Capela da Quinta, pequena para acolher tantas pessoas, mas transmitida para fora e celebrada por Sua Reverência Padre José Luís Sousa Ribeiro, atualmente Pároco de Fontão e S. Pedro de Arcos e solenizada por uma turma do Centro Educativo com cântico de entrada e ofertório solene.

As atividades terminaram na Casa da Sidra com um lanche biológico composto por bolachas de alecrim, chá com plantas aromáticas do Campo de Aromáticas e Medicinais, sumos de fruta, sidra e tostas com mel e compotas.

Participaram as populações de Bertiandos, Moreira, Estorãos, Fontão, S. Pedro de Arcos.

Agradecemos a Sua Reverência Padre José Luís Ribeiro e aos Presidentes de Junta das Freguesias envolvidas.

Um agradecimento especial ao Bispo da Diocese Sua Reverendíssima D. Anacleto Oliveira e ao Pároco de Estorãos, Sua Reverência Armandino Almeida que tornaram possível a realização da Eucaristia na Capela da Quinta.

Uma experiência a repetir que trouxe novas vivências a quem visitou mas, também, a quem recebeu!

Galeria de Imagens