Visita da EB de Ponte de Lima à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima

19 Fevereiro 2016
Programa de Apoio aos 'Espaços Ciência Divertida de Ponte de Lima'

Técnica Responsável: Sandra Pereira

Apesar da chuva, a turma da professora Rosa Maria, da Escola Básica de Ponte de Lima, chegou muito animada à Escola Superior Agrária, para mais uma visita enquadrada na parceria estabelecida entre o Município de Ponte de Lima e este pólo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, no âmbito da valorização do Projeto Ciência Divertida, dinamizado pelo Serviço Área Protegida.

Os alunos foram recebidos pelo Dr. Virgílio, que começou a sessão por explicar as regras básicas de segurança num laboratório, muito importantes e a ter em conta nas experiências que realizaram posteriormente.

Para além da experiência "como podemos observar o oxigénio no ar", que foi do agrado de todos, os alunos puderam observar como se processa a análise de uma amostra de solo. As explicações sobre este tipo de análises, mereceram a melhor atenção por parte de todos os participantes, uma vez que a turma havia solicitado à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, uma análise a uma amostra de solo do jardim de plantas aromáticas e medicinais que está a ser criado na sua Escola.

Os alunos puderam observar quais foram os equipamentos e métodos utilizados na análise da amostra e, em função dos resultados obtidos, perceber o que pode ser feito para melhorar as caraterísticas do solo no seu jardim.

Ao longo da visita os alunos foram colocando algumas questões relacionadas com os equipamentos que iam observando e tiveram a oportunidade de observar cientistas a trabalhar no laboratório.

Para finalizar, foi feita uma visita à cozinha velha do Mosteiro de Refóios do Lima, que permitiu aos participantes imaginar como seriam realizadas, numa época em que não havia eletricidade, as tarefas numa cozinha sem os eletrodomésticos que hoje todos conhecemos.

Agradecemos a colaboração da direção da Escola Agrária e do Dr. Virgílio, que tornou a visita inesquecível!

Visita da EB de Ponte de Lima à Escola Superior Agrária de Ponte de Lima