Área Protegida de Ponte de Lima comemora Dia Mundial das Zonas Húmidas 2016

08 Fevereiro 2016

A Área Protegida das Lagoas, Zona Húmida de Importância Internacional desde o ano de 2005, comemorou o Dia Mundial das Zonas Húmidas, dia 2 de fevereiro, com um conjunto de atividades que tiveram como principal objetivo divulgar o seu património natural, com importância para a conservação da natureza e da biodiversidade aos níveis regional, nacional e internacional, atendendo à presença de habitats e espécies de conservação prioritária.

A manhã foi dedicada às instituições de ensino do concelho. Cerca de 100 crianças dos Jardins-de-infância de Ponte de Lima e da Ribeira e da Escola Básica das Lagoas participaram na atividade 'Um Dia na Área Protegida', percorrendo o Percurso da Lagoa de S. Pedro, sempre acompanhados por técnicos da Área Protegida. Ao longo da visita foram desenvolvidas várias ações de monitorização da biodiversidade aí existente, como a recolha e identificação de macroinvertebrados, a recolha e decalque de elementos vegetais, a observação e registo de aves aquáticas, ou a monitorização da qualidade da água, pela medição do seu pH.

O convite foi lançado e a população local, que viu crescer e acompanha de perto este projeto, apresentou-se para assistir ao novo filme de divulgação da Área Protegida, recentemente produzido. Pelas 15h00 cerca de 70 pessoas das freguesias que compõe a Área Protegida assistiram com entusiasmo ao filme, no Auditório do Centro de Interpretação Ambiental.

Seguiu-se um lanche 'biológico', preparado pela equipa do Serviço Área Protegida, com produtos locais. Não faltaram sumos de fruta natural, chás de ervas e mel da Quinta de Pentieiros, compotas 'Doce Lagoa' e bolachas de limão e alecrim.

A par destas atividades, foi ainda inaugurada, na sala polivalente do Centro de Interpretação Ambiental, a exposição 'A Flora das Zonas Húmidas'. Até ao próximo dia 13 de março, estarão em exposição vinte espécies de plantas, características de zonas húmidas, do Herbário da Área Protegida.

Fica um agradecimento especial aos Presidentes das Juntas de Freguesia de Bertiandos, S. Pedro d'Arcos e Fontão, que facultaram transporte aos participantes e pela sua presença nesta iniciativa.

Área Protegida de Ponte de Lima comemora Dia Mundial das Zonas Húmidas 2016