Serviço Educativo - Ciência Divertida | maio 2014

19 Maio 2014

A Área Projeto 'Ciência Divertida' terminou este ano letivo com "chave de ouro"! Na sua última sessão, fomos visitar o Moinho da Gemieira e conhecer a sua história e função. O moinho, totalmente recuperado pelo Município de Ponte de Lima, permitiu que as crianças vissem o seu modo de funcionamento.

Estavam belos dias de sol o que tornou possível, tendo em consideração o local de paragem dos autocarros, junto ao campo de futebol da Gemieira, percorrer uma pequena extensão da Ecovia que liga Ponte de Lima a Ponte da Barca, mais conhecida como a Ecovia dos Açudes, até à zona dos moinhos.

De casa, cada criança, trazia um pouco de milho e espigas que serviram para fazer a farinha. Começámos por ouvir uma breve explicação sobre a história e modo de funcionamento do moinho, a cargo da Filipa Velho, estagiária profissional da Área Protegida. Seguidamente, debulhamos as espigas, colocámos o milho na adelha e, finalmente, o moinho com a força da água e a mó trabalhar fez a nossa farinha... Foi muito divertido!

No final, provámos a broa de milho, sentados a ouvir a água que corria com muita força e cada grupo levou um saquinho de farinha para nos presentear com uma receita original confecionada na escola.

Fizemos o caminho de regresso ao autocarro na companhia das águas do principal recurso hídrico do concelho Ponte de Lima, o rio Lima.

Foram manhãs muito agradáveis para todos os grupos.

Um agradecimento muito especial às Educadoras Emília, Gabriela e Luciana e à Professora Margarida pelo empenho em que demonstraram em todas as sessões realizadas ao longo deste ano letivo.

Sandra Pereira

Galeria de Imagens