Programa de Apoio ao Projeto Escolar: “A Capela Pedagógica – do campo para o altar”

31 Março 2014

Com o aproximar da interrupção da Páscoa e as consequentes férias escolares toda a equipa envolvida no projeto da Capela da Quinta de Pentieiros decidiu que estava na hora de se inaugurar este espaço.

Para isso, começou por contactar os serviços diocesanos com o intuito de que Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, estivesse presente na cerimónia. Para grande satisfação de todos a resposta foi positiva, e assim, a bênção da capela realizar-se-á dia 04 de abril, pelas 14:30 horas, seguida de Eucaristia Campal, celebrando a Comunhão Pascal, envolvendo toda a comunidade Escolar do Centro Escolar das Lagoas e a Equipa da Área Protegida, contando também com o Executivo Municipal.

As crianças tiveram de se desdobrar em muitas e variadas tarefas para que nada venha a ser deixado ao acaso e os preparativos correm de vento em popa. Uma pequena delegação distribuiu vários convites a que foram agregadas peças agrícolas, todas doadas pelos pais dos meninos, significando a envolvência do mundo rural ao projeto e a parceria entre a Área Protegida e a Escola na recuperação deste imóvel religioso.

Uma outra turma do pré escolar colaborou na pintura do S. Martinho, sempre sob a supervisão do artista Mário Rocha e a colaboração dos donos da fábrica de Cerâmica Vale do Neiva. Com pequenas esponjas molhadas em tinta de água foram pintando o santo Padroeiro da Capela da Quinta deixando os retoques para o Mestre. Os pequenos pintores viram surgir na cerâmica as cores que tinha idealizado, há alguns meses, no papel.

As restantes crianças que permaneceram na escola não ficaram inativas: ultimam preparativos para que no grande dia tudo saia perfeito!

Adélia Lima Araújo