Programa de Apoio ao Projeto Escolar: “A Capela Pedagógica – do campo para o altar”

21 Fevereiro 2014

No dia 20 de fevereiro, uma delegação constituída por dois representantes da Área Protegida da Lagoas e dois representantes do Centro Escolar das Lagoas, dirigiu-se à Fábrica de de Cerâmica Vale do Neiva para iniciar mais uma fase importante no apetrechamento da Capela da Quinta: a 1ª fase da manufatura da imagem do Santo Padroeiro, o S. Martinho.

Com a preciosa colaboração e direcção artística do conceituado pintor e artista Mário Rocha, o oleiro António, presenteou os assistentes com a sua habilidade, manobrando com mestria a roda de oleiro e, em três fases, elaborou a primeira fase do que virá a ser a imagem do Santo Padroeiro.

Inspirado nos desenhos das crianças do Centro Educativo das Lagoas, que marcaram assim a sua presença, mediu e calculou, com a ajuda de Mário Rocha a envergadura que iria ter a imagem.

Depois, pegando num pedaço de argila, modelou, com a roda sempre a girar. Tanto saber até dava a ilusão que tudo parecia tão fácil!

A peça dividida em três será depois unida em cabeça, tronco e... base.

Brevemente terão mais novidades sobre a imagem de S. Martinho quando esta for acabada e decorada na Escola com todas as crianças a assistir e a colaborar.

Os nossos agradecimentos ao Oleiro Sr. António aos donos da fábrica D. Fernanda e Sr. António e ao pintor e artista Mário Rocha.

Adélia Lima Araújo