Área Protegida celebra 13 anos de existência

13 Dezembro 2013

A Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, criada por decreto regulamentar a 11 de dezembro de 2000, completou, na passada quarta-feira, 13 anos de existência.

Para comemorar a ocasião, o Serviço Área Protegida promoveu um 'Dia Aberto à Comunidade' na Quinta de Pentieiros, um espaço complementar à Área Protegida, adquirido em 2001 pelo Município de Ponte de Lima, e que concentra várias infraestruturas e equipamentos associados ao alojamento, ao recreio e ao lazer e à demonstração e experimentação de técnicas e culturas agropecuárias e florestais.

A iniciativa, destinada à população local, contou com a participação de mais de 70 pessoas das freguesias envolventes à Área Protegida - Fontão, S. Pedro d'Arcos, Estorãos, Bertiandos, Moreira do Lima, Sá e Santa Comba - transportadas com o apoio das Juntas de Freguesia.

Após a receção, os participantes foram encaminhados para o Centro de Acolhimento onde, depois da abertura das comemorações pelo Senhor Presidente da Câmara, Eng.º Victor Mendes, assistiram a uma breve apresentação sobre as valências da Quinta de Pentieiros e os espaços e serviços aqui disponibilizados.

De seguida, foi servido um lanche onde primaram os produtos da Quinta, o mel, as frutas, o chá e as bolachas confecionadas com ervas do Campo de Plantas Aromáticas e Medicinais.

A atividade terminou com uma visita guiada à Quinta de Pentieiros, onde todos tiveram a oportunidade de verificar a evolução deste projeto e conhecer os diversos espaços e equipamentos 'por dentro': o Parque de Campismo, o Albergue, os Bungalows T0 e T2, a Casa da Árvore e os diferentes espaços dos núcleos de produção animal e vegetal que compõem a Quinta Pedagógica.

Área Protegida celebra 13 anos de existência