Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Dia de S. Martinho 2013

Magusto2013qp 1 1 1024 1000
12 Novembro 2013

Já dizia o ditado "Em Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho". Não descurando a tradição, o Serviço Área Protegida promoveu ontem, dia 11 de novembro, um Magusto Tradicional na Quinta de Pentieiros.

Foram mais de 300 as crianças que participaram nesta atividade, integrada no Serviço Educativo. Às crianças do Centro Educativo das Lagoas e do Jardim de Infância de Ponte de Lima, juntaram-se ainda os idosos da Casa de Caridade Nossa Senhora da Conceição - Centro Comunitário de Refoios e os alunos do Curso de Animação Sócio-Cultural da Escola Secundária de Ponte de Lima que, vestidos de castanha, animaram e fizeram pinturas faciais aos participantes.

À chegada, e enquanto esperavam pelo momento tão aguardado, a fogueira, as crianças puderam participar em ateliers livres sobre o Magusto: pinturas, sementeira de castanhas, recolha de texturas do castanheiro, entre outros.

A manhã ficou marcada ainda pela encenação da lenda de S. Martinho, representada pelos funcionários e colaboradores do Serviço Área Protegida. Tendo como pano de fundo uma aldeia romana, o 'imperador' explicou, a uma plateia muito atenta, o ato de bondade do Soldado Martinho que veio dar origem a estas comemorações.

A festa terminou à volta da fogueira onde todos dançaram, brincaram, comeram castanhas e se "ensarranharam".

Fica a boa disposição, o ambiente de festa, o convívio entre gerações e a vontade de voltar para o ano!

Dia de S. Martinho 2013
Dia de S. Martinho 2013
Dia de S. Martinho 2013