IV Abraço ao Rio Lima - Ponte de Lima celebrou o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso

01 Outubro 2013

O Município de Ponte de Lima, através do Serviço Área Protegida, celebrou esta terça feira o Dia Nacional da Água e o Dia Internacional do Idoso, promovendo pela quarta vez consecutiva o Abraço ao Rio Lima.

A ação, dirigida aos mais novos e aos mais velhos, promoveu um encontro intergeracional, contando com a participação dos utentes de instituições de apoio à terceira idade, como a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima; Centro Comunitário de Refoios, Casa de Caridade de Ponte de Lima; Centro Paroquial e Social de Fornelos e Centro Social de S. Martinho da Gandra.

Ao nível da comunidade escolar, destaque para a presença de um grupo de 100 crianças e professores de Xinzo de Limia, localidade galega onde nasce o Rio Lima, na Serra de S. Mamede, geminada com Ponte de Lima; e dos Centros Educativos de Ponte de Lima, das Lagoas, da Ribeira, da Correlhã e o Jardim de Infância de Brandara, totalizando cerca de 1200 participantes.

De realçar a colaboração de outras instituições, nomeadamente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima e da Unidade de Saúde Familiar Lethes que unem esforços no sentido de alertar e sensibilizar para a necessidade da preservação do recurso hídrico mais importante do concelho de Ponte de Lima.

A par da ação simbólica que é o Abraço ao rio Lima, esta iniciativa também promoveu um Pedypaper denominado "rio lima", enquanto os alunos do ensino especial e os seniores participaram numa ação preparada pela Unidade de Saúde Familiar Lethes, sobre a água na saúde.

Os alunos do Curso de Animação Sócio Cultural da Escola Secundária de Ponte de Lima fizeram pinturas faciais ao longo da manhã com os vários grupos.

O Abraço ao Rio Lima registou-se ao meio-dia com centenas de crianças e utentes de instituições de acolhimento senior, a unirem simbolicamente as duas margens do Rio Lima, com palmas e felicitações ao Lima.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, acompanhado pela Vereadora do Ambiente, Eng. Estela Almeida, marcou presença na iniciativa como forma de mostrar a importância desta ação e do Rio Lima.

Galeria de Imagem