Terra Incubadora de Empresas – Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova candidatura “Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos”

05 Maio 2015

No âmbito do projeto Terra Incubadora de Empresas, que visa potenciar o surgimento de micro empresas na área da organização e promoção turística, a Câmara Municipal aprovou na reunião realizada a 30 de março, uma candidatura com a seguinte designação, "Produção de sidras e de outras bebidas fermentadas de frutos", a laborar nas Antigas Instalações da Cooperativa de Estorãos, espaço da responsabilidade da Câmara Municipal.

O projeto, que visa acrescentar valor a este produto pretende recuperar e utilizar variedades tradicionais de maçãs. A autoria do projeto é das jovens Marlene Sofia Araújo e Patrícia Araújo Monte, que de acordo com a candidatura apresentada pretendem desenvolver uma gama de sidras de maçã, ambicionando no futuro avançar para uma segunda etapa, que dinamize e inove a formulação base de origem da sidra.

Partindo do projeto de recuperação da sidra, Sidra Lagoas, desenvolvido pela Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, desde 2005, como forma de demonstrar a qualidade da bebida e viabilidade da sua comercialização, as promotoras, alunas da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima do Instituto Politécnico de Viana do Castelo - ESA/IPVC, desenvolveram esta ideia com ajuda dos docentes da ESA/IPVC, ao abrigo do projeto Terra Incubadora.

A candidatura agora apresentada e aprovada tem como lema transformar esta ideia num negócio viável e é a consequência dos resultados obtidos pela candidatura executada ao abrigo da bolsa do passaporte para o empreendorismo do IAPMEI, para a qual as promotoras contaram com o apoio incondicional da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, nomeadamente ao nível de instalações e dos equipamentos e conhecimento imprescindíveis à transformação da maçã e à produção da sidra. Neste contexto, criaram uma parceria com o mesmo Enólogo da Sidra Lagoas e com a Escola de Hotelaria e Turismo para garantir a criação de um produto estável, conferindo-lhe segurança alimentar. Em simultâneo foi desenvolvida uma imagem e marca pela qual pretendem apresentar o produto ao mercado.

A última etapa do projeto prevê, através da recuperação de variedades tradicionais de maçã, lançar uma linha de sidras gourmet. Estas diferentes gamas de sidra, pretendem aumentar e diversificar o poder de escolha do consumidor em relação a linha de bebidas fermentadas de baixo teor alcoólico que existem neste momento no mercado.

Para consolidar e apoiar a dinamização do projeto, a Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a celebração de um protocolo de parceria para a cedência das Antigas Instalações da Cooperativa de Estorãos. A assinatura do protocolo está agendada para o dia 8 de maio, às 15 horas na Antiga Cooperativa de Estorãos.

Convite