Casa de Montanha - Centro de Acolhimento do Núcleo Patrimonial do Cerquido - Estorãos

20 Junho 2013

A Casa de Montanha - Centro de Acolhimento do Núcleo Patrimonial do Cerquido, em Estorãos já está aberta ao público. A abertura oficial aconteceu no dia 17 de junho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Victor Mendes, acompanhado...

A abertura oficial aconteceu no dia 17 de junho, com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng. Victor Mendes, acompanhado pelo Executivo Municipal, pelo Presidente da ADRIL e Presidente da Junta de Freguesia de Estorãos.

A cerimónia contou com a participação de alunos e professores do Centro Educativo das Lagoas, técnicos da Área Protegida, os residentes do lugar do Cerquido e o grupo de música popular os "Amigos do Cerquido" que celebraram com entusiasmo este novo polo de promoção e dinamização em plena Serra D´Arga.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, salientou a importância deste equipamento, integrando-o numa "ação global de um conjunto de atividades a realizar na Serra D´Arga, assumindo-se como estratégia de promoção turística de uma ampla área de influência, da qual fazem parte o Bike Park, e a proximidade com a Área de Paisagem Protegida". Criar novas dinâmicas nas áreas rurais, potenciando o turismo de natureza, foi o desafio do Município de Ponte de Lima ao desenvolver este projeto, que contou com a parceria da ADRIL - e cofinanciado pelo PRODER, ao abrigo do Fundo Europeu Agrícola do Desenvolvimento Rural - A Europa investe nas zonas rurais.

A Casa de Montanha - Centro de Acolhimento do Núcleo Patrimonial do Cerquido, inclui um espaço expositivo, promocional e demonstrativo, sendo orientado para a divulgação do património material.

Sendo assim, estão presentes várias áreas funcionais: um espaço de acolhimento, intitulado "Sala dos Amigos da Casa", espaço "Eventos e Momentos", consistindo num micro - auditório polivalente, cozinha de apoio à realização de mostras e workshops gastronómicos, "Sala de aprendizagem", concebida como espaço para dinamização de ações formativas especializadas, especialmente no domínio do artesanato, oficina "Artes à moda da Serra", para demonstração de artes e ofícios e exposição de artesanato, espaço expositivo, criado para acolhimento de exposições permanentes e itinerantes.

Este equipamento é suportado por painéis informativos permitindo ao turista a descoberta do território quer através de suportes representativos, textuais, gráficos, ou multimédia, quer através da observação directa e da vivência sensorial do espaço físico.