Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Dom-fafe

Colorido mas discreto, o Dom-fafe (Pyrrhula pyrrhula) é um granívoro que se alimenta principalmente de rebentos. A plumagem brilhante dos machos faz a fêmea parecer insignificante.

 
Identificação

O Dom-fafe macho é uma das aves europeias mais belas. A sua plumagem carateriza-se por um capuz preto brilhante, dorso cinzento e área posterior branca. A cauda e asas, à exceção de uma faixa branca, límitrofes com a parte anterior quase integralmente cinzenta, são azul-metálicas. O peito é cor de sangue, contrastando com o abdómen branco. As fêmeas parecem-se com os machos no aspeto geral, mas são castanho-acinzentadas e castanho-rosadas. Os juvenis são similares às fêmeas na coloração, mas carecem do capuz preto - a cabeça é totalmente castanha.

 

Voo e canto

Em voo, a área da retaguarda do seu dorso é muito óbvia quando passa por entre as ramagens de uma árvore ou arbusto ou voa através de uma sebe. O canto não é tão espetacular como a plumagem. O chamamento é um suave, triste e melódico "piu". O canto é fraco e sem música: chamamentos misturados com notas arquejantes.

 

Alimentação

Alimenta-se de insetos, bagas, sementes e rebentos de flores. Ao contrário de muitas outras espécies, o dom-fafe não se pode considerar amigo do jardineiro, pois costuma alimentar-se de flores de árvores de fruto.

 

Habitat e Distribuição

Os seus habitats favoritos incluem bosques, matagais, pomares, restolhais com maciços densos e árvores dispersasm parques, jardins e sebes. Aparecem em quase toda a Europa, mas estão excluídos de grande parte da Península Ibérica. Algumas populações europeias são migrantes parciais.

 

Nidificação

A fêmea constrói o ninho, que se compõe de pequenos ramos, musgo e líquenes reunidos para formar uma taça. Está sempre bem escondido numa sebe ou silvedo densos, mas há casos em que o dom-fafe recorre a árvores de fruto.

 

Na Paisagem Protegida

O Dom-fafe é uma ave residente e comum na Área Protegida. Durante o inverno o número destas aves cresce com a chegada de possíveis invernantes. Ocorre nas matas e bosques ripícolas.

 

Fonte: Adaptado de Guia das Aves (Mike Everett, Editorial Estampa, 1997).