ALERTA - Vespa das galhas do castanheiro

03 Outubro 2017

Alertam-se todos os proprietários afetados pela vespa das galhas do castanheiro que em Portugal não existem quaisquer produtos químicos autorizados para o combate desta praga. Não estão homologados para esta finalidade produtos fitofarmacêuticos (inseticidas) nem quaiquer outros produtos de diferente natureza (como por exemplo adubos ou similares).

O controlo da vespa das galhas do castanheiro tem única e somente um modo de luta autorizado, a luta biológica, que é realizada exclusivamente através da introdução de um inseto parasitóide específico, devendo esta ação ser obrigatoriamente regulada pelo Ministério da Agricultura Florestas e Desenvolvimento Rural, concretamente de acordo com orientações anualmente definidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinéria (DGAV) representada regionalmente pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAPs).

Para mais informações deve contactar os serviços oficiais da DRAP Norte:

• Direção de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Licenciamento
    Lugar de Codessais