Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Raposa

A raposa (Vulpes vulpes) é um mamífero de cor geralmente castanho-avermelhada, podendo variar até à cor-de-areia. Tem uma cauda comprida e espessa. Na época de reprodução, as fêmeas ganham tons rosados no pêlo da zona ventral. A muda, na primavera, é notória, dando-lhes um aspeto malhado.

 

Habitat

Adapta-se facilmente a diversos tipos de habitat, ocupando especialmente matagais, florestas e campos agrícolas. No entanto, pode adaptar-se a regiões urbanizadas.

 

Comportamentos

É uma espécie com hábitos sobretudo noturnos e crepusculares, mas pode ser diurna em locais isolados. A densidade populacional média é de 1 família por km2 de área agrícola. Vive em grupos constituídos por um macho adulto e várias fêmeas. Efetuam marcações odoríferas com urinas e excrementos deixados em locais muito visitados.

 

Reprodução

Os acasalamentos das raposas têm lugar entre dezembro e fevereiro e nascem, em média, 4 a 5 crias após um período de gestação de 52 a 53 dias. As crias são alimentadas por ambos os progenitores.

Existe um sistema hierárquico entre fêmeas, sendo a reprodução, por vezes, exclusiva das fêmeas dominantes. As fêmeas não prenhes atuam como ajudantes na toca, tomando conta, alimentando e brincando com as crias. Curiosamente, nos grupos em que há várias fêmeas em reprodução, estas podem juntar as crias e amamentá-las em conjunto.

 

Dieta

A raposa é uma oportunista nata, alimentando-se do que houver disponível. Consome roedores, lagomorfos, aves, besouros, ovos e minhocas. É também necrófaga, tanto em zonas rurais como urbanas, alimentando-se, por exemplo, de comidas para aves, estrume e lixo.

Tem o hábito de "matar em excesso", quando entra em locais em que as presas não podem fugir, como nos galinheiros. Quando tal acontece, esconde as presas, encontrando-as mais tarde graças à sua extraordinária memória, revelando, assim, uma grande adaptação à contingência das provisões alimentares.

 

Na Paisagem Protegida

É considerada uma espécie comum na Área Protegida. Como é um mamífero, não tem predadores, aparecendo por toda a área, principalmente ao pôr do sol.

 

Fonte: Adaptado de Azibo.