Ação de Sensibilização para a Reciclagem na Junta de Freguesia da Correlhã

16 Novembro 2023

O Município de Ponte de Lima em colaboração com a Resulima, entidade gestora dos resíduos do Vale do Lima e Baixo Cávado, realizou no dia 3 de novembro, uma ação de sensibilização para a reciclagem na Junta de Freguesia de Correlhã, onde foram entregues, 52 conjuntos de Ecobags de 30L do sistema trifluxo (verde, azul e amarelo), para a prática de reciclagem doméstica.

Esta ação serviu, não só para clarificar dúvidas sobre todo o processo de reciclagem, como também para sensibilizar os cidadão presentes, que cada resíduo deverá ser depositado no sítio certo, dando a oportunidade, quando possível, de ser encaminhado para valorização, dando uma nova vida ao gerar novos produtos.

Foi apresentada a Linha de Apoio aos Resíduos, criada recentemente pelo Município de Ponte de Lima, com o objetivo de gerar maior proximidade com os cidadãos Limianos, simplificando o processo de recolha de monstros, resíduos elétricos e eletrónicos e animais domésticos cadáveres.

A Presidente de Junta de Freguesia e o Secretário intervieram no decorrer da sessão informando que existe na sede de Junta de Freguesia, pontos de deposição de pilhas e lâmpadas cujas mais valias revertem a favor da Junta de Freguesia. Para além disso, destacaram a recente implementação dos Eco Lugares, 2 ecopontos de 5m3 para o Papel/Cartão, 2 ecopontos de 5m3 para Embalagens de Plástico e Metal e 2 Ecopontos de 3m3 para deposição de vidro, em parceria com a Resulima, na avenida do Campo do Santíssimo. Ao colocar os resíduos recicláveis nestes ecopontos estamos também a ajudar a Junta de Freguesia da Correlhã com uma bonificação financeira.

No final da sessão, houve ainda oportunidade para dar a conhecer a todos os presentes os investimentos e avanços realizados pelo Município de Ponte de Lima no sentido de otimizar o Serviço de Gestão e Recolha de Resíduos Urbanos em todo o concelho de Ponte de Lima, salientando a aquisição de duas viaturas; a implementação de um projeto piloto de recolha de Bioresíduos na zona urbana; a cooperação com os Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, no âmbito do projeto “Quartel Eletrão”, com entrega de Resíduos Elétricos e Eletrónicos no quartel; e, sobre a correta deposição de roupas que já não sejam úteis para os cidadãos (Lojas Sociais, Conferência S. Vicente Paulo, contentores Projeto Esperança).

A sessão terminou com um lanche disponibilizado pela Junta de Freguesia, no qual os presentes tiveram a oportunidade para confraternizar.