Semana da Floresta Autóctone 2023

13 Novembro 2023

O Município de Ponte de Lima irá assinalar o “Dia Nacional da Floresta Autóctone”, que se comemora a 23 de novembro, com a realização de várias iniciativas, promovidas pelo Serviço Área Protegida, ao longo de uma semana. Estas iniciativas têm como principal objetivo alertar para a importância da preservação e valorização das florestas nativas, assim como para a necessidade do envolvimento das comunidades locais enquanto ator primordial nas ações de preservação e restauro dos espaços florestais.

A “Semana da Floresta Autóctone”, que decorrerá de 20 a 26 de novembro, terá início com a realização de uma ação de limpeza e de arborização no Parque Florestal da Quinta de Pentieiros. Esta ação, destinada às Instituições de Ensino do concelho, conta com a colaboração da Associação Florestal do Lima, bem como a equipa de colaboradores do Serviço Área Protegida.

O dia 21 de novembro será dedicado ao controlo de espécies exóticas de flora invasora na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos. A ação será dinamizada pelos colaboradores do Serviço Área Protegida em parceria com a Associação Florestal do Lima.

A 22 de novembro serão assinados os protocolos de cooperação entre o Município de Ponte de Lima e os Agrupamentos de Escolas do concelho, no âmbito do Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”. Com estes protocolos pretende-se garantir o envolvimento das comunidades educativas na produção de plantas para alimentar a “Maternidade de Árvores” criada nos viveiros da Quinta de Pentieiros com o objetivo de fornecer o material vegetal necessário à implementação do projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”. Pretende-se, ainda, contribuir para dinamizar práticas pedagógicas relacionadas com o ciclo de vida das plantas, assim como as várias formas de propagação e sensibilizar estas comunidades para a importância da Floresta para as gerações atuais e futuras.

No “Dia da Floresta Autóctone”, 23 de novembro, decorrerá uma ação de controlo de espécies exóticas de flora invasora, onde serão ensaiadas técnicas naturais de controlo, como o descasque de troncos de acácia, em áreas de intervenção do Projeto MERLIN (candidatura ao Programa Europeu Horizon 2020). Este projeto procura encontrar novas soluções, baseadas na natureza, aplicáveis no restauro das funções dos ecossistemas de água doce, por exemplo, controlo de inundações e captura de dióxido de carbono. Esta ação é destinada às Instituições de Ensino e aos Stakeholders deste projeto.

O dia 24 de novembro será dedicado à realização de trabalhos de recolha de carvalhos resultantes da regeneração natural, na Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos, para futuras ações de arborização, nomeadamente no Projeto “Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho”. A sensibilização da comunidade escolar para a importância das espécies nativas, da sua preservação e da criação de condições para o seu correto crescimento é um dos objetivos desta atividade.

No dia 25 de novembro irá decorrer uma ação de arborização com espécies autóctones, no âmbito do Projeto “Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho”, no Monte dos Francos, na Freguesia de Anais. Esta ação será dinamizada pelo Serviço Área Protegida, em parceria com a Junta de Freguesia de Anais, o Agrupamento de Escuteiros de Anais, o Gabinete Florestal do Município de Ponte de Lima e a Associação Florestal do Lima. Esta atividade é destinada a toda a população e pretende criar mais um “Pulmão” na freguesia de Anais. Será um contributo para a melhoria do espaço florestal da freguesia, com benefícios para a comunidade local que pretende abraçar e dar continuidade ao projeto.

No dia 26 de novembro, será divulgado um resumo das ações de divulgação e sensibilização, on-line, através das redes sociais do Municipio de Ponte de Lima.

Por si, pela Floresta, Participe e ajude a construir o Pulmão do Alto Minho!