Projeto MERLIN - monitorização de insetos polinizadores

22 Agosto 2023

Continuam os trabalhos de monitorização para o projeto MERLIN, na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, resultante da colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

De 08 a 11 de agosto foi realizada uma campanha de recolha de amostras de insetos polinizadores. Este trabalho teve como principal objetivo a recolha, contagem e identificação dos polinizadores chave presentes nas parcelas, previamente selecionadas, do projeto Merlin, para a caraterização da sua diversidade, nos diferentes tipos de habitats e níveis de restauro, previstos neste projeto (indicador Biodiversity).

Foi detetada a presença, através da colocação de armadilhas, de muitos insetos polinizadores, especialmente a abelha Panurgus calcaratus nas áreas abertas com a presença de Asteraceae sp. Também se verificou a presença de Dasypoda sp. cf, Lasioglossum sp. cf, Bombus sp. cf, e Megachile sp. cf.

Fotografias dos insetos: Robin Payne

1_f_bombus_terrestris_1