Campanha de monitorização para o Projeto MERLIN

18 Julho 2023

Decorreu, entre os dias 03 e 07 de julho, uma campanha de monitorização para o projeto MERLIN, na Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, resultante da colaboração entre a Câmara Municipal de Ponte de Lima e o Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa.

Estes trabalhos de monitorização tiveram como principal objetivo avaliar o efeito das intervenções de restauro de ecossistemas ribeirinhos e paludosos que se encontram previstas para o Caso de Estudo 12 (Lima catchement), no âmbito deste projeto.

As atividades envolveram o estabelecimento de uma rede de parcelas permanentes para monitorização de habitats chave, caraterísticos de zonas húmidas, assim como a amostragem periódica com base em indicadores do Green Deal. Estes indicadores incluem parâmetros biológicos (como por exemplo a biodiversidade e composição florística, estrutura das comunidades vegetais, regeneração de espécies chave, mapeamento de espécies invasoras), e físico-químicos (como a caraterização geomorfológica, hidroperíodo, qualidade da água, radiação), que contemplam um conjunto de funções ecológicas e serviços de ecossistemas fornecidos pelos ecossistemas húmidos.

merlin_julho2023_2
merlin_julho2023_3