Visita a Xinzo de Límia 2023

21 Junho 2023

O Município de Ponte de Lima retomou, após três anos de interregno, devido à pandemia COVID 19, a viagem anual a Xinzo de Límia.

Ao abrigo do protocolo estabelecido entre o Município de Ponte de Lima e o Concello de Xinzo de Límia, 75 alunos do Centro Educativo das Lagoas e da EB1 de Ponte de Lima rumaram, no passado dia 16 de junho, até Xinzo de Límia, para visitar a nascente do recurso hídrico que nos une.

A comitiva portuguesa foi recebida na Casa da Cultura e Juventude de Xinzo de Límia pelos alunos dos CEIP Rosalía de Castro e Carlos Casares, pela Alcaide da região e pela Banda de Gaitas de Xinzo.

A honras oficiais estiveram a cargo da Alcaldesa Elvira Fernández que falou sobre a importância desta atividade, que permite comemorar “aquele rio que nos une” e do senhor Vereador do Ambiente e Espaços Verdes do Município de Ponte de Lima, Eng.º Gonçalo Rodrigues, que agradeceu a forma como foram acolhidos e destacou a importância do rio Lima e da sua água para ambos os territórios.

Seguiu-se o abraço ao rio, nas margens do rio Lima, uma iniciativa de sensibilização para a importância da proteção e valorização deste rio. Plantaram ainda uma árvore (Ginkgo biloba), para fortalecer as relações criadas em torno desta iniciativa.

Depois do almoço, as escolas portuguesas visitaram o Museu Galego do Entroido, espaço que coleciona mais de 20 trajes diferentes que representam uma das mais importantes tradições na Galiza. No final, seguiram até ao Monte Talariño, onde se encantaram com a nascente do rio, pequena e quase impercetível aos olhos dos menos atentos. A visita terminou no Festival Internacional de Xardíns de Allariz.

Esta atividade, inserida no Serviço Educativo da Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, permite reforçar a relação entre os municípios de Ponte de Lima e Xinzo de Límia. Terá continuidade em outubro, com a vinda da comunidade escolar de Xinzo de Límia a Ponte de Lima, para participar no XII Abraço ao rio Lima.

Como escreveu o Diretor do CEIP de Rosalía de Castro, nas redes sociais: “O Abrazo é uma ocasião única para perceber que um rio nunca separa territórios .... um rio une sempre as pessoas!

visita_a_xinzo2023_2
visita_a_xinzo2023_3