Passar para o Conteúdo Principal Top

 

Logo_20Aniv_Lagoas

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Município de Ponte de Lima assinalou o Dia da Floresta Autóctone

24 Novembro 2022

Ponte de Lima assinalou ontem, 23 de novembro, o Dia da Floresta Autóctone, com uma ação de limpeza e arborização, desde a casa do guarda-florestal até aos Quarteis de Santa Justa, na freguesia de S. Pedro D’Arcos.

Integrada no programa da "Semana da Floresta Autóctone" a decorrer até ao dia 27, esta iniciativa dinamizada pelo Serviço da Área de Paisagem Protegida da Divisão de Ambiente e Espaços Verdes do Município de Ponte de Lima, contou com a colaboração da Junta de Freguesia de S. Pedro D'Arcos e da Associação Florestal do Lima, que há semelhança de outras ações conjuntas, apostam na promoção da preservação das florestas nativas.

Esta ação integra-se no Projeto "Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho", que, entre outros objetivos, pretende criar uma infraestrutura verde no território concelhio que confira maior resiliência no que respeita aos efeitos das alterações climáticas e aos incêndios rurais.

A acompanhar esta iniciativa marcou presença o Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, Eng.º Gonçalo Rodrigues, que realçou a importância da criação deste bosque linear em plena faixa de gestão de combustíveis, com a plantação de folhosas, lembrando, que "este é o segundo no concelho, em abril realizamos idêntica iniciativa na freguesia de Bertiandos." De acordo com o Vereador do Ambiente e Espaços Verdes, o Município de Ponte de Lima prevê apoiar e criar bosques autóctones em todas as juntas de freguesia do concelho ao abrigo do projeto "Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho".

O Projeto "Ponte de Lima - Pulmão do Alto Minho" visa a criação de uma infraestrutura verde, com base na floresta e nos espaços verdes. "Estas zonas permitem também fragmentar o território e a criar barreiras que dificultem a progressão dos incêndios. Em simultâneo estes espaços florestais de conservação aumentam a qualidade e a quantidade dos serviços prestados pelos ecossistemas florestais", adiantou o vereador do Ambiente e Espaços Verdes.

A "Semana da Floresta Autóctone" continua com a realização de uma série de iniciativas, que pretendem sensibilizar e envolver a comunidade no sentido de garantir um futuro mais promissor, e focado na sustentabilidade das nossas florestas.