VI Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima | 11 a 13 de novembro

15 Novembro 2016

A Feira do Ambiente e Energia de Ponte de Lima decorreu entre os dias 11 e 13 de novembro, na Expolima. Já na sexta edição, esta Feira continua com os objetivos inicialmente traçados e conta com a adesão de empresas e instituições do concelho, que apostam num futuro energeticamente mais limpo e eficiente.

O desafio passa pela apresentação de novos produtos e serviços ligados ao setor energético e ambiental, bem como projetos pedagógicos da autoria de alguns alunos das escolas do concelho, onde podemos encontrar projetos de robótica e eletrónica, projetos interativos, impressão 3D - demonstração e aplicações práticas, atividades desenvolvidas pela Escola Secundária de Ponte de Lima, Escola Básica Integrada de Freixo, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC e CENFIM - Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.

Este certame, contou com a parceria de diversas entidades ligadas ao setor energético e ambiental, e que desenvolveram ao longo da feira diversas atividades para demonstração de equipamentos e serviços "amigos do ambiente", entre as quais uma campanha solidária, organizada por o Serviço da Área Protegida, que entre outras iniciativas, procedeu à recolha de tampinhas.

A sessão de abertura ficou ainda marcada pela entrega do prémio resultante da campanha de recolha de embalagens e tampinhas, que proporcionou um Cheque Prenda à AAPEL - Associação dos Amigos da Pessoa Especial Limiana.

A manhã do dia 11 foi reservada às escolas do concelho, que tiveram oportunidade de experimentar o Energy Game II, gerido pela Área Alto Minho, que é um jogo de computador inovador que tem como objetivo sensibilizar as crianças e jovens para a temática da eficiência energética, consciencializando-os para a poupança de energia de forma natural. Esta atividade despertou bastante interesse por parte da comunidade escolar, pois a sensibilização foi feita de uma forma mais próxima e ativa dos alunos, indo de encontro aos seus interesses atuais.

No que respeita às empresas presentes nesta Feira do Ambiente e Energia, estas apresentaram soluções energicamente mais eficientes, nomeadamente nas áreas da construção civil, iluminação, climatização, produção de energia renovável e gestão de energia.

Quanto à animação cultural e musical, destaca-se a presença do Pinchas na feira (mascote da Área Protegida) na feira, do Teatro infantil "Um olhar sobre os óleos alimentares" - a cargo do Centro Educativo das Lagoas; a Bando do Galo e o espetáculo de teatro e concerto - "O Planeta Limpo de Filipe Pinto", que consiste na consciencialização das crianças e jovens para a ecologia.

No dia 12 à noite, decorreu o concerto do vencedor do programa Ídolos, Filipe Pinto que apresentou o seu álbum "E tudo Gira".

Galeria de Imagens

VI Feira do Ambiente e Energia em Ponte de Lima | 11 a 13 de novembro