Passar para o Conteúdo Principal Top

Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos Ponte de Lima

Paisagem Protegida das Lagoas_v2

Utriculária

Utricularia australis 1 600 600

As utriculárias pertencem a um género com uma distribuição ubíqua e que inclui o maior número de espécies de plantas carnívoras: cerca de trezentas.

A Utricularia australis é uma planta hidrófita submersa ou flutuante que habita as lagoas e pântanos de água doce.

Pelo facto de viverem totalmente imersas, estas plantas são das mais desconhecidas de todas as plantas carnívoras, uma vez que são difíceis de observar, exceto na época de floração, que vai de junho a setembro, em que as flores de cor amarelada se elevam acima da superfície da água denunciando a sua presença.

As utriculárias são desprovidas de raízes e possuem um caule muito fino sobre o qual se inserem, alternadamente, formações foliáceas.

Distribuídas com uma certa regularidade e ligadas aos lóbulos foliares por curtos pedúnculos, encontram-se pequenas vesículas ou utrículos, que constituem armadilhas altamente especializadas, com que estas plantas capturam as suas presas aquáticas: crustáceos e larvas de insetos.

 

Na Paisagem Protegida

Restrita a alguns pontos das valas circundantes da Lagoa de S. Pedro, a Utriculária, com um estatuto de vulnerabilidade alta, não é facilmente observada. 

 

Fonte: Adaptado de Naturlink.